Pernambuco terá primeiro Curso de Radialismo para Cegos

Um curso exclusivo para pessoas portadoras de deficiência visual vai ser promovido pelo Sindicato dos Radialistas de Pernambuco, para atender a uma demanda dessas pessoas que muitas vezes já atuam no mercado, sem a devida qualificação, que lhe garanta o Registro Profissional - DRT, junto ao Ministério do Trabalho.

O curso, sem data ainda definida para seu início, vai priorizar as técnicas que utilizam a linguagem Braille. 

André Almeida, presidente do Sindicato da categoria, anunciou no Programa Resgatando a Cidadania da Rádio Folha FM 96,7, apresentado pelo radialista cego Domingos Sávio. Para o apresentador o curso é de grande importância, porque ele próprio precisou ir para São Paulo, quando decidiu se qualificar para a função e conseguir seu registro profissional.

“Pernambuco está hoje entre os estados  que mais ouve rádio, e como capital no Nordeste é Fortaleza, lá é uma coisa absurda, que chega a 400 mil ouvintes por minutos. Imagina que audiência fantástica”, afirmou o presidente do Sindicato dos Radialistas.

O presidente explicou que o sindicato pretende promover um seminário de qualificação profissional para pessoas exclusivamente cegas. André Almeida, explica que para facilitar a leitura, todo o material do curso será confeccionado em braille.

A gente vai contar com recursos para transformar o texto em braille e o material ficar bem acessível para a população que se interessar conseguir acompanhar as aulas com uma leitura específica”, disse André. 

O Sindicato dos Radialistas de Pernambuco disponibiliza um whatsapp para mais informações, (81) – 9.8469-4015. O programa Resgatando a Cidadania vai ao ar todo sábado, ao meio-dia, pela Rádio Folha FM 96,7.

Redação redegn Foto redes sociais