A Receita Federal – RFB reforça o alerta sobre falsas mensagens de e-mail em nome da instituição que, novamente, estão circulando pela Internet. Dessa vez essas mensagens apontam divergências no Imposto de Renda (IRPF), referem cobrança de multa pela não regularização e apresentam um link contendo, supostamente, um relatório do IRPF.
A orientação é não abrir essas mensagens e links e não as responder. Utilizando-se de mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela Internet podem obter, de forma ilegal, informações fiscais, cadastrais e financeiras. Podem também instalar programas nos dispositivos (computadores, smartphones etc.) que captam e enviam, aos criminosos, informações pessoais.
Caso receba algum comunicado com endereço de origem da Receita Federal, o procedimento seguro é o contribuinte entrar no Portal e-CAC do site da RFB e verificar se há alguma pendência em seu CPF ou CNPJ.
Se você deseja, por exemplo, verificar o processamento de sua Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, siga esses passos:
- Entre no site da Receita Federal (clique aqui)
- Acesse o Portal e-CAC
- Selecione o serviço “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)
Também no Portal e-CAC é possível verificar sua situação fiscal, acessando o serviço “Certidões e Situação Fiscal”
Outras orientações:
- Não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
- Não acione os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita Federal, ou mensagens como "clique aqui"; e
- Exclua imediatamente a mensagem.
Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais sobre os serviços prestados pela Receita Federal, Acesse Aqui o Site ou procure uma unidade de atendimento da RFB.
0 comentários