O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Guilherme Coelho, está em Brasília-DF se reunindo com autoridades públicas em busca de apoio para os fruticultores do Vale do São Francisco que vêm sofrendo prejuízos causados pelas chuvas que vem atingindo a região desde novembro.
Em muitas propriedades, os cultivos estão alagados e os parreirais foram derrubados pelas chuvas que também afetam a qualidade dos frutos.
Nesta quarta-feira (14), Guilherme Coelho esteve no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e já iniciou tratativas com os Bancos do Nordeste e Brasil. "As chuvas atrapalharam muito os produtores que trabalham com irrigação. A estimativa é que os prejuízos giram em torno de 50% e 30% nas safras de uva e manga, respectivamente. Os impactos repercutem em toda economia regional, não apenas no setor agrícola.", disse.
Apoio dos municípios
O presidente da Abrafrutas também encaminhou ofícios aos prefeitos dos municípios de Petrolina-PE, Simão Durando Filho, de Juazeiro-BA, Suzana Ramos e de Casa Nova-BA Wilker Torres, solicitando que os gestores decretem "Estado de Calamidade ou Emergência Pública". "O nosso principal objetivo é conseguir a prorrogação das parcelas dos empréstimos dos produtores para que eles possam se organizar e passar por essa fase difícil", explicou Guilherme Coelho.
Ascom
1 comentário
15 de Dec / 2022 às 21h51
É muito engraçado isto, quando lucram que é uma beleza, não procuram o povo para dividir os lucros, mas quando tem qualquer prejuízo querem jogar a conta no lombo do povo.