Artesãs da economia solidária do Sertão do São Francisco despontam com vendas de produtos para o natal

Dezembro é considerado, no comércio brasileiro, o mês com maior volume de vendas do ano, ocasionado pela grande procura por produtos para as festividades de natal e réveillon.

Pensando nisso, artesãs atendidas pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF) têm abusado da criatividade para ofertar aos clientes produtos variados, buscando ultrapassar as metas propostas anualmente para o escoamento de artesanatos.

Alguns empreendimentos já conseguiram ultrapassar as metas de vendas nesta primeira quinzena de dezembro, como é o caso do empreendimento Menina das Telhas, que atua com a comercialização de artesanatos sustentáveis nas cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE. O empreendimento é representado pela artesã e professora Liliana Menezes que, com muita criatividade, transforma embalagens que vão para o lixo em lindos artesanatos regionais, que valorizam a cultura sertaneja.

 Entre os produtos da artesã estão as artes em cabaça, a exemplo do presépio natalino e os anjinhos, que segundo a artesã, possuem grande saída nos fins de ano. "Nosso carro chefe de vendas, no fim de ano, é o presépio de cabaça, que as pessoas gostam muito, além de ser um artesanato sustentável. Os anjinhos são produzidos com bucha vegetal, onde também é utilizado a fibra de coqueiro e a parte plástica do tubo de linha, que geralmente é descartado pelas costureiras", explicou Liliana.  

O grupo Menina das Telhas surgiu em 2013, a partir da necessidade de geração de renda para a artesã, que após problemas de saúde, decidiu investir no artesanato, se tornando hoje a principal fonte de renda da família. O empreendimento de economia solidária conta com cinco integrantes, familiares de Liliana, que reciclam materiais como frasco de desodorante spray, telhas, rolo de papel higiênico, garrafas de vidro, garrafas pet, retalhos de tecido, cápsulas de café expresso, potes plásticos de amaciantes, entre outros produtos. "Eu vejo um material reciclável na rua e já fico imaginando que pode se transformar em um artesanato. Então recolho e começo a criar aqui em casa", afirmou a artesã.

Os artesanatos do grupo Menina das Telhas são comercializados virtualmente, através do instagram do grupo, em feiras de artesanatos e lojas especializadas, a exemplo da Empório Meu Sertão, loja de economia solidária dos empreendimentos atendidos pelo Cesol-SSF.

MULHERES GUERREIRAS – Ainda na cidade de Juazeiro, um grupo de mulheres tem promovido feiras de artesanato, para aumento da renda familiar. Quem já passou pela praça São Tiago Maior, no centro da cidade, em algumas datas especiais para o comércio, já deve ter encontrado as artes da Associação de Artesãs do Vale do São Francisco (AAVASF), conhecidas como Mulheres Guerreiras. O empreendimento é composto por 20 mulheres, em sua maioria idosas, que promovem feiras em datas de grande escoamento no comércio, a exemplo do dia das mães, dia dos pais e do natal.

As mulheres trabalham com artesanatos variados a exemplo de bonecas de pano, canecas, artes em couro, toalhas bordadas a mão e caixas para presentes. A senhora Doralice de Jesus é uma das responsáveis pelo empreendimento e explicou que este ano, o grupo já está organizado para mais uma edição da feira das Mulheres Guerreiras, que acontecerá na semana do natal. "Estamos com muitas expectativas para as vendas que sempre são um sucesso, principalmente no final do ano", pontuou Doralice de Jesus.

Além da comercialização nas feiras promovidas pelo grupo, Mulheres Guerreiras também comercializa artesanatos pela internet, em lojas especializadas e na residência das próprias artesãs. A previsão é que as feiras aconteçam este ano, nos dias 22, 23 e 24 de dezembro, na praça São Tiago Maior. A comercialização das feiras promovidas pelo grupo conta com o apoio técnico da equipe do Cesol-SSF.

ATELIÊ DA FULÔ: Em Pilar, distrito de Jaguarari, um grupo de mulheres tem se preparado para as vendas do natal desde o início de novembro, com a produção e comercialização de guirlandas, panos de copas bordados com motivos natalinos e árvores de natal de fita.  Ateliê da Fulô é formado por 6 artesãs, que produzem artes inspiradas em datas comemorativas de maior circulação de pessoas no comércio. O empreendimento produz artesanatos o ano inteiro e comercializa através das redes sociais, nas feiras promovidas pelo Centro Público e na casa de artesanato, Recanto das Artes, localizado em Pilar, espaço também atendido pelo Cesol-SSF.

As orientações dadas pela a equipe técnica do Centro Público na construção da identidade visual do grupo, nas tags  dos produtos e com sugestões para a venda nas redes sociais, tem ajudado o empreendimento a alavancar a comercialização na região.  "Antes do Cesol entrar em nossas vidas, nós não tínhamos uma identidade visual formada. Depois da assessoria técnica do Centro Público, conseguimos formar o padrão de identidade visual em nosso empreendimento" destacou Gislane Oliveira da Silva, representante do grupo Ateliê da Fulô.  

PRESENTES PARA O NATAL: Para quem deseja presentear alguém com os artesanatos dos empreendimentos Menina das Telhas, Mulheres Guerreiras e Ateliê da Fulô, podem encomendar ou adquirir os produtos através da loja de Economia Solidária Empório Meu Sertão, que fica na rua Canafístula nº 148, bairro centenário, em frente a praça do Centenário, em Juazeiro.

Serviços

Menina das telhas - @meninadastelhas

Mulheres Guerreiras - @mulheresguerreirasart

Atelier da fulô - @atelierdafulo

Empório Meu Sertão - @emporiomeusertao

Ascom Cesol