Instituto de Previdência de Juazeiro investe na qualificação profissional dos colaboradores e segue obtendo certificações

Com o objetivo de elevar os padrões dos profissionais que atuam no seu quadro funcional, e assim garantir a oferta de um serviço de excelência aos seus segurados, o Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ) vem investindo na certificação dos seus servidores.

Entre as certificações obtidas na gestão Suzana Ramos, estão: a Certificação de Gestores de Regime Próprio de Previdência Social - CGRPPS-Cpa-10 e Totum RPPS.

"Em 2021 cinco funcionários do nosso quadro obtiveram o Certificado de Gestor de Regime Próprio de Previdência Social (CGRPPS – 4699), este ano seis servidores obtiveram a certificação Totum. Ainda temos em andamento outros cinco servidores se preparando para obter as certificações", destaca o diretor-executivo do IPJ, Marcos Jorge de Sá.

CGRPPS

A certificação, que passou a ser cobrada em 2021, refere-se ao entendimento do mercado financeiro dentro do RPPS, tem o objetivo atender a necessidade de certificar os conhecimentos dos profissionais ligados ao processo de investimentos dos RPPS. A CGRPPS foi implantada pela APIMEC em parceria com a ABIPEM (Associação Brasileira de Instituições de Previdência de Estados e Municípios). Conforme resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) 3.506/2007 a CGRPPS cobra conteúdos realmente relevantes no processo de gestão de investimentos.

Totum RPPS

Para exercer a função compelida para ocupação do cargo é obrigatório ter a certificação Totum RPPS, é o que diz a portaria Nº 9.907, de 14 de abril de 2020, que estabelece parâmetros para o atendimento, pelos dirigentes, gestores de recursos e membros dos conselhos e comitês dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, aos requisitos mínimos previstos no art. 8º-B da Lei nº 9.717/98 que no seu Artigo 4º reza o seguinte:

"Art. 4º Os dirigentes da unidade gestora do RPPS, o responsável pela gestão dos recursos e os membros dos conselhos deliberativo e fiscal e do comitê de investimentos, como condição para ingresso ou permanência nas respectivas funções, comprovarão possuir certificação, conforme previsto no inciso II do art. 8º-B da Lei nº 9.717, de 1998, a qual será emitida por meio de processo realizado por instituição certificadora reconhecida (TOTUM) na forma do art. 8º desta Portaria. § 1º São 4 (quatro) os tipos de certificação: I - certificação dos dirigentes da unidade gestora do RPPS (no IPJ 5 servidores possuem esta certificação); II - certificação dos membros do conselho deliberativo; III - certificação dos membros do conselho fiscal; IV - certificação do responsável pela gestão dos recursos e membros do comitê de investimentos do RPPS (Nesse caso um servidor do IPJ possui a certificação).

Certificações no IPJ

Com a gestão Suzana Ramos os seguintes servidores do IPJ obtiveram certificações: o Diretor Executivo, Marcos Jorge de Sá Silva (nível intermediário CP RPPS DIRG II), a Superintendente, Tarsila Ramos (Nível intermediário CP RPPS DIRG II e CGRPPS), o Diretor Financeiro, Edgar Rodrigues (nível Intermediário 9 CP RPSS CG INV II e CGRPPS, a Diretora Previdenciária, Adonilde Martins (nível intermediário CP RPPS DIRG II), a Gerente, Silmara Custódio (nível intermediário CP RPPS DIRG II e CGRPPS), a Controladora Interna, Maria Rosa Rodrigues (nível intermediário CP RPPS DIRG II) e Thayla Costa, membro do Comitê de Investimento (CGRPPS).

Ascom PMJ