Prefeitura de Juazeiro segue realizando mobilização para cadastramento na plataforma do Mutirão de Oportunidades do Selo UNICEF

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) juntamente com a Comissão Intersetorial do Selo Unicef realizou nesta terça-feira (06) mais uma ação voltada à mobilização para cadastramento de jovens e adolescentes na plataforma do Mutirão de Oportunidades do Selo Unicef.  

Sete pontos de cadastramento foram disponibilizados em bairros variados do município, em escolas municipais e estaduais e na Praça Barão do Rio Branco, para através da plataforma digital 1MiO-1 Milhão de Oportunidades, realizar o cadastramento de jovens e adolescentes com idade entre 14 e 24 anos.

A ação é uma das etapas para a aquisição do Selo Unicef 2022, e tem como objetivo gerar oportunidades para uma transição positiva da juventude da escola para o mundo do trabalho, através do acesso a cursos e trilhas formativas de desenvolvimento profissional, e a defesa do direito à educação de qualidade para todos e o protagonismo jovem. A mobilização para realizar o cadastro de adolescentes e jovens na plataforma, segue até 11 de dezembro, período correspondente ao encerramento das inscrições.

Mobilização

De acordo com a articuladora do Selo Unicef em Juazeiro, Neuraci Costa, no mês de novembro foi realizado o Dia D de mobilização da ação e agora a equipe segue empenhada em cumprir a meta de cadastrar 2 mil jovens e adolescentes do município na plataforma. "Estamos empenhados em alcançar a meta estabelecida e assim garantir que a juventude juazeirense tenha acesso a novas oportunidades de capacitação e qualificação profissional. É uma oportunidade imperdível que vem para transformar a realidade desse público jovem", afirmou Neuraci Costa.

A estudante Pamela Suyane Carvalho foi uma das cidadãs que realizou seu cadastramento hoje no ponto disponibilizado na Praça Barão do Rio Branco. Para ela, é uma oportunidade de adquirir mais conhecimento e ampliar seu currículo. "Estava passando por aqui, recebi um panfleto e não pensei duas vezes, fui e fiz o meu cadastro, agora é só aguardar a aprovação no sistema para avaliar as opções e escolher uma capacitação voltada para a minha área de estudo", explicou a estudante.

Inscrições

Os interessados podem obter informações e se inscreverem através do link: www.1mio.com.br, sendo necessário escolher o tipo de conta (adolescente/jovem, empresa/sociedade civil ou setor público), e em seguida preencher a ficha com nome, e-mail, data de nascimento e senha, confirmar o e-mail e, por fim, incluir os dados pessoais.

Bolsas

Ao se inscrever, cada município recebe 100 bolsas de estudos que devem ser direcionadas a adolescentes e jovens. Desse total, 50 são para trilha formativa online na área de tecnologia e desenvolvimento; e outras 50 para trilha formativa online na área de empreendedorismo feminino.

As bolsas serão distribuídas entre candidatos selecionados de acordo com uma análise do critério social e de aprendizagem. Para facilitar a conclusão dos cursos, a Prefeitura fornecerá um laboratório de informática com acesso à internet e um tutor presencial de cada área, para que os adolescentes e jovens possam assistir às aulas e tenham um melhor acompanhamento.

A ação com a plataforma 1 Milhão de Oportunidades é liderada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e reúne mais de dois mil parceiros do setor privado, sociedade civil, governos e jovens, todos comprometidos em gerar oportunidades para uma transição positiva da juventude da escola para o trabalho.

Gardennia Garibalde/PMJ | Fotos: Luan Medrado – Ascom/PMJ