A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE Pernambuco promove, na próxima quinta-feira (1/12), das 9h ao meio-dia, no plenário do tribunal, o 2º encontro do Ciclo de Estudos Mulheres na Política, uma iniciativa que visa debater os obstáculos a serem superados para uma maior participação feminina na política. No evento, serão promovidos dois painéis: o primeiro deles será o “Participação das Mulheres na Política: Avanços e Novos Desafios” e, na sequência, haverá o painel “Mulheres Negras na Política”. O evento é presencial e aberto ao público mediante inscrição prévia através de um formulário on-line, com vagas limitadas.
A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Maria Cláudia Buchianeri será uma das participantes do evento. Ela será uma das expositoras do painel “Participação das Mulheres na Política: Avanços e Novos Desafios”, ao lado da desembargadora eleitoral do TRE-PE e diretora da EJE, Mariana Vargas, da também desembargadora eleitoral Iasmina Rocha e da advogada e vice-diretora da Escola Superior da Advocacia, Renata Berenguer.
O painel “Mulheres Negras na Política” terá como expositoras a juíza de direito Luciana Maranhão, a professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Yumara Vasconcelos, a diretora do coletivo Rede de Mulheres Negras, Mônica Oliveira, e a diretora-geral adjunta da OAB-PE, a advogada Manoela Alves.
Idealizadora e coordenadora do evento, a desembargadora eleitoral Mariana Vargas, primeira mulher a Dirigir a EJE, destaca a necessidade do debate sobre a participação feminina na política como uma das razões para a sua realização. “Apesar dos avanços na legislação e na jurisprudência, no Brasil, a participação das mulheres nos espaços da política ainda é muito tímida. No cenário mundial, o Brasil apresenta uma das piores performances, no que se refere à equidade de gênero na Politica. Por isso, precisamos intensificar o debate sobre esta pauta, que é fundamental para toda a sociedade”, afirma.
A EJE realizou, nos meses de julho e agosto, o 1º Ciclo de Estudos Mulheres na Política dirigido a integrantes da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e a representantes de partidos políticos, quando abordou, além da participação feminina na política, a capacitação sobre propaganda eleitoral e prestação de contas.
Este ciclo de estudos promovido pela EJE/TRE-PE está inserido no movimento “21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A campanha, que se inicia no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra no país, traz reflexões sobre os variados cenários da violência de gênero contra meninas e mulheres, com a contextualização de suas vulnerabilidades.
O movimento criado pelo CNJ, que busca sensibilizar a sociedade para o tema, sobretudo no Judiciário, se inspira na ação mundial denominada 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a mulher, que se iniciou em 1991, intitulada “as mariposas”, em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, assassinadas, em 1960, na República Dominicana. Submetidas às mais diversas situações de violência e tortura, dentre elas, o estupro, as irmãs foram silenciadas pelo regime ditatorial de Rafael Trujillo, no dia 25 de novembro de 1960.
Serviço
- 2º Encontro do Ciclo de Estudos Mulheres na Política
- Quando: 1/12, das 9h ao meio-dia, na modalidade presencial.
- Onde: Sala de sessões do TRE Pernambuco - Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904
- Aberto ao público mediante inscrição prévia on-line por meio deste link
- Vagas limitadas
- Informações: (81) 3194 9444
TRE Pernambuco
0 comentários