Uma plateia formada por pais, mães, familiares de alunos e alunas estava ansiosa. Acontecia, neste sábado (19), no auditório principal da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), a apresentação do Festival Juá – Uma Rota Pelo Mundo do Colégio Dínamo.
Uma noite de homenagens, que contou ainda com a participação dos músicos Radamés Leal e Rogério Leal, que fizeram homenagem a artistas juazeirenses como Luiz Galvão e Targino Gondim.
O Festival é a culminância do projeto pedagógico que foi estudado durante todo o ano letivo. "Ao longo do ano de 2022, nós estudamos toda a cultura do município de Juazeiro. E esse projeto se encerra no mês de novembro, que é quando fazemos os eventos e o encerramento para os pais. É prática antiga do colégio trabalhar com projetos e sempre homenageamos uma área do nosso país. Esse ano achamos pertinente estudar Juazeiro.", explica o Diretor Jamyson Júnior.
De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Micheline Cunha, as crianças, no geral, não conhecem a história da cidade em que nasceram e isso pode acabar não lhes fazendo valorizar, ter o sentimento de pertencimento desse local. "Mesmo suas riquezas e fragilidades, é necessário que elas conheçam. E então a gente trouxe, em sala de aula, de uma forma lúdica e dinâmica, essas informações. Trouxemos um pouco da questão cultural, de localização, a história, para que eles tivessem consciência desse local que nasceram, crescem, vivem. A realização do festival provoca euforia, ansiedade e incerteza. Mas também muita alegria, por ver as crianças representando um pouquinho do que estudaram. É algo muito real para eles, que vivenciaram no decorrer do ano. Eles apresentaram, da melhor forma, um pouquinho de tudo o que aprenderam.", disse Micheline.
As apresentações feitas pelos alunos e alunas deixavam a plateia emocionada. Começaram contando a história da cidade, desde seu início, com índios, padres, vaqueiros, sob a árvore Juazeiro. Tudo acompanhado de perto pelas Professoras e Auxiliares. "Eu achei maravilhoso! Foi muito importante, porque faz a gente resgatar a memória da própria Cidade. Isso influencia na vida da criança, porque elas vão adquirindo uma formação de identidade. A escola está de parabéns por organizar algo tão bonito e importante.", afirma Moacyr Moraes de Oliveira Filho, pai de aluna da Educação Infantil.
Para o próximo ano já há um novo tema de projeto pedagógico, será algo relacionado a investigação, um experimento infantil. Se depender da organização do Colégio Dínamo e sua equipe, alunos e seus responsáveis já podem apostar no sucesso.
Por Ramáiana Leal
0 comentários