Realizar ações de conscientização para a importância de prevenir doenças e cuidar mais da saúde masculina está entre os objetivos da campanha Novembro Azul. Em Juazeiro, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde iniciou uma série de ações dedicadas a este público.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram desenvolvidas programações personalizadas, como por exemplo, na UBS do Alto do Cruzeiro que durante o mês está realizando palestras, testes rápidos e orientações sobre a prevenção ao câncer de próstata. Já a UBS do CSU realizará, na próxima quarta-feira (16), testes de glicemia, serviços odontológicos, palestra, atividades físicas, entre outras ações.
Vale lembrar que a identificação de doenças, como o câncer de próstata, precocemente aumenta as chances de tratamento eficiente. Por isso, o incentivo às visitas recorrentes à unidade de saúde e mudanças nos hábitos são sempre reforçadas durante o atendimento no mês dedicado à campanha. Para o diagnóstico precoce basta realizar o exame de sangue PSA em homens acima dos 50 anos. Na rede municipal de saúde o paciente também recebe as orientações necessárias, em caso positivo, para a doença.
"Nossas ações em saúde buscam incentivar os homens na busca por melhorar sua qualidade de vida e principalmente, em casos específicos dar a assistência necessária para a realização de exames pela rede municipal. Sabemos que muitos homens preferem não conversar sobre o assunto, mas com saúde não se brinca. Busquem atendimento médico o quanto antes", reforçou o secretário de Saúde, Fernando Costa.
Sinais de alerta
Histórico de câncer na família
Sobrepeso e obesidade
Dificuldade de urinar
Sangue na urina
Esses são alguns dos fatores de risco que o homem deve ficar atento e procurar atendimento médico o quanto antes.
Os interessados em participar das ações e usufruir dos serviços oferecidos, durante o Novembro Azul, podem procurar a recepção da unidade de saúde para mais informações. Durante todo o ano as UBSs estão de portas abertas para, em caso de suspeita de câncer, o homem seja atendido, passe por uma avaliação e realize exames médicos.
Ascom/Sesau/PMJ
0 comentários