Da curiosidade em sala de aula à iniciação científica. Este é o caminho percorrido pelos estudantes e professores que se envolvem na iniciação científica e conquistam a oportunidade de apresentar os projetos na 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), realizada de terça a esta quinta-feira (8 a 10), na Arena de Esportes, em Lauro de Freitas.
O Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco, Juazeiro Bahia, ganhou o Primeiro Lugar na FECIBA, com o Projeto desenvolvido pelos Alunos do Terceiro ano de Informática, Nhewvys Silva Batista, Sara Kellen Sival e Douglas Henrique com a orientação da professora Geisa Lorena Maia Carvalho dos Santos em parceria da professora Natália Rafaela.
O tema do projeto: Aplicação de tecnologia baseada em Arduino para controle de filas do refeitório do Cetep-SSF é o tema do trabalho.
"A pesquisa possibilitou abranger mais conhecimentos, ter novas dúvidas e tentar resolvê-las, oportunidades nunca imaginadas, e sinto um enorme agradecimento aos apoiadores. A FECIBA representou um grande começo para trilhar novos caminhos, porque não pretendo parar por aqui, quero ir mais longe. Em relação ao investimento na pesquisa, eu sugiro que os estudantes saiam da zona de conforto, e busquem alcançar novas conquistas", disse a aluna Sara Kellen.
O aluno Newvys Silva declarou: "A feciba me fez ter outra perspectiva sobre a educação, possibilitou novos conhecimentos e trocas de experiências. Através do projeto pude entender a real importância da pesquisa e como isso impacta positivamente na vida dos estudantes, pois estes desenvolvem novas habilidades. Além disso, o contato com outros projetos possibilitou o surgimento de novas ideias e melhorias para a continuação do nosso projeto, sem contar com a interação com novas pessoas que possibilita o surgimento de novas amizades".
No geral os estudantes apresentam projetos desenvolvidos em sala de aula, que envolvem iniciação científica, mas também esportes, cultura e a arte nas distintas linguagens, a exemplo do canto, da dança e do teatro.
As coordenadoras pedagógicas, Neila Cristina Ramos, Rosineide Carvalho e a diretora do CETEP, Leila Cristina Pacheco parabenizaram os alunos. "Primeiro lugar merecido. Foram meses de dedicação na construção dos projetos, acompanhamento dos alunos, correção, análise e enfim, acreditar que é possível fazer educação transformadora, motivar os estudantes e fazer o impossível acontecer. Que a caminhada e investimentos em novos projetos estejam só començando".
Em contato com a REDEGN, a professora Geisa Lorena disse que a pesquisa científica é muito importante, pois possibilita a resolução de problemáticas que envolvem a sociedade. "O projeto "Aplicação de Tecnologia baseada em arduino para o controle das filas do refeitório do CETEP SSF" foi muito importante para a equipe, pois possibilitou unir a teoria e prática. A FECIBA sem dúvida representa um grande passo na vida do estudante, e conseguir o título de 1° lugar na categoria empreendedorismo despertou o sentimento de continuidade para próximas pesquisas".
O CETEP-SSF-Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco, Juazeiro Bahia, também teve destaque com os alunos do 3º ano de Agropecuária Adrian Daniel, Luan Sarmento, com orientação do professor Charle Jean Alves da Silva apresentando o projeto com o tema: Importância da extensão rural para os produtores familiares do Distrito de Irrigação de Maniçoba.
FECIBA - A Feira visa promover a popularização da Ciência, por meio da apresentação de projetos de investigação científica desenvolvidos por estudantes e professores da rede pública do Estado da Bahia, no âmbito do Programa Ciência na Escola. A edição deste ano do evento promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) contou com a apresentação de 270 projetos de iniciação científica desenvolvidos como parte do currículo escolar e teve como tema "Pesquisa científica e projeto de vida - desafios da Educação Básica".
A Iniciativa envolveu a participação de mais de 1.500 estudantes da rede estadual de ensino, vindos em caravanas de 220 municípios dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).
Da Redação RedeGN
0 comentários