Desde que foi aberta oficialmente, na última segunda-feira (07) a 2ª Semana do Bebê de Sento-Sé vem movimentando os quatro cantos da cidade. Um misto de ações variadas, que vão desde serviços de saúde, palestras, brincadeiras e até doação de brinquedos, tem feito a alegria das crianças sentoseenses e conscientizado pais e mães sobre a importância da primeira infância.
Nesta quarta-feira (09) a programação teve atividades para todos os gostos e idades. Nas primeiras horas do dia os pacientes que buscaram as Unidade Básica de Saúde Maria Rocha (UBS) para os seus atendimentos de rotina, participaram de uma palestra com a psicóloga do município, Gabriela Nogueira, onde puderam conhecer um pouco mais sobre: a importância da afetividade na gestação, a importância da qualidade das interações afetivas para o desenvolvimento emocional da criança, as consequências da falta de afeto, maneiras de incluir afetividade na rotina das crianças, entre outros assuntos.
As Unidades de Saúde da Família (USF) no interior também estão realizando suas programações. Na USF da comunidade de Riacho dos Paes, teve roda de conversa com as mães da Creche Cantinho Feliz, da Escola Municipal Jorge José de Castro e de toda a comunidade, sobre a importância do aleitamento materno, da alimentação infantil, e os diversos vínculos de afetividade com as crianças.
Já os professores e alunos da Creche Municipal Maria Hilda Sento-Sé fizeram diferente. Após realizar uma campanha de arrecadação de brinquedos junto aos integrantes da escola e comunidade foram realizar a doação dos brinquedos arrecadados, fazendo a alegria de muitas crianças do bairro Casinhas. "Muito boa a iniciativa, pois nem sempre temos condições de comprar brinquedos para os nossos filhos. E hoje saio daqui com meus dois filhos radiantes por terem ganhado brinquedos", destacou com alegria a dona de casa, Janaína Nascimento.
Raí Gil, um dos filhos de Janaína, não escondeu a alegria ao ganhar uma bola de presente. "Queria muito uma bola, estou realizando um sonho e ainda nem é o Natal", disse com alegria Raí Gil.
Durante o dia várias outras ações seguiram acontecendo, entre elas, uma série de atividades educativas desenvolvidas pela equipe da Escola Municipal Revelação da Criança, que de forma lúdica abordou com seus alunos: contação de história, exploração das emoções, entre outros. "Gostei muito de cantar e dançar com as tias, e também de dizer como estou me sentindo", disse o pequeno Nicolas Luca, aluno da educação infantil na Revelação da Criança.
De acordo com a gestora da escola, Elisete Ribeiro, as ações desenvolvidas ao longo desta semana na escola, têm como foco "identificar como as emoções se expressam para que as crianças tenham conhecimento de si e saibam se comunicar e enfrentar as situações complexas da vida de modo adequado, além de ajudar a relação com o outro", explicou a educadora.
Na Escola Municipal Professora Aurélia, os pais dos alunos foram o público alvo de uma roda de conversas sobre o tema norteador da Semana do Bebê: A importância da afetividade para o desenvolvimento infantil.
Avaliação - A articuladora do Selo Unicef no município, Thiara Ribeiro, destaca que as ações estão movimentando a cidade e sendo avaliadas positivamente pela população. "Estamos tenho uma receptividade muito boa em todas as ações as equipes das secretarias municipais se empenharam e estão dando show em suas programações, todas as unidades de saúde na sede e interior estão realizando salas de esperas voltadas para o tema e conscientizando os pais e familiares, as escolas de educação infantil também estão com muitas ações tanto para as crianças, como para toda a família, a equipe do social está a todo vapor também. E com isso estamos trabalhando para assegurar às crianças o direito à proteção, à saúde e à educação de qualidade, garantindo, assim, a sobrevivência e o seu pleno desenvolvimento". Finalizou Thiara Ribeiro.
Semana do Bebê - O evento que integra a grade de atividades inerentes a conquista do Selo Unicef, desenvolvidas pela Prefeitura de Sento-Sé, através de um conjunto de Secretarias municipais, conselhos e órgãos voltados para a garantia dos direitos das crianças, tem como objetivo promover ações de saúde pública de orientação voltadas para as gestantes enfatizando o fortalecimento de vínculos para uma infância saudável.
Ascom PMSSE
0 comentários