Um homem colou todas as teclas de urna eletrônica da seção 370 da quinta Zona Eleitoral, na Escola Maria da Conceição do Rêgo Barros no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife. Ele virou alvo de buscas da polícia. A informação foi divulgada pelo secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, no fim da manhã deste domingo (30), e confirmada pelo diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TER), Orson Lemos.
Lemos disse, em entrevista à TV Globo, que o homem entrou na cabine, levando um tubo de cola de secagem rápida “Superbonder”.
“Ele entrou, esperou um pouco e saiu. Quando a segunda pessoa foi votar, estava tudo colado”, afirmou.
A fila ficou parada enquanto os eleitores aguardavam a substituição do equipamento. A troca da urna foi feita por volta das 11h e o TRE acionou a Polícia Federal (PF)
“É Um crime federal. Essa pessoa está sendo procurada”, declarou Lemos. O g1 procurou a PF, que informou que não poderia se pronunciar sobre o caso.
Uma pessoa que preferiu não ser identificada relatou ao g1 que, antes de colar as teclas, o eleitor fez uma confusão porque queria votar com o celular, o que é proibido.
Nem a SDS nem o TRE repassaram informações sobre o perfil do homem que colou as teclas da urna. Se ele estava com roupas com cores que fazem referência algum candidato ou se portava algum objeto ligado a partidos políticos.
BALANÇO: No fim da manhã, a SDS divulgou o primeiro balanço da operação de segurança no segundo turno as eleições. Desde sexta (28), foram 11 ocorrências eleitorais. No Grande Recife, uma pessoa foi levada para a delegacia por tentar fotografar uma urna.
Em entrevista à TV Globo, o secretário e Defesa Social, Humberto Freire, disse que o caso do eleito flagrado tentando registrar foto da urna eletrônica aconteceu em Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
Além desse caso, Freire destacou ocorrências de perturbação de sossego e uso irregular de som, além de uma briga, registrada como “vias de fato”.
O gestor afirmou que, em relação aos registros feitos no mesmo período do dia da eleição, em 2020, houve redução de 90% nos casos eleitorais.
“Estamos com clima pacífico e com a eleição tranquila da nossa história”, declarou. Segundo ele, no primeiro turno, houve casos de boca de urna irregular, o que não havia sido notificado até o fim da manhã deste domingo.
TRE: Até as 12h30 deste domingo, 142 urnas tinham substituídas em Pernambuco, segundo o TRE-PE. Foram nove no Recife. Barreiros, Petrolina e Toritama tiveram cinco substituições, cada.
No primeiro balanço feito pelo Tribunal Regional Eleitoral, às 10h deste domingo, 73 urnas tinham sido substituídas no estado. Problemas aconteceram em 29 cidades.
G1 Petrolina
0 comentários