O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) realizou a Reunião Ordinária do mês de outubro, nesta quarta-feira (26), na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap). Entre os participantes, estiveram o presidente do Conselho e gestor da Adeap, Assis da Apolo, o seu suplente no Conselho, Denivaldo Medrado, o conselheiro representante da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) André Knifis; a conselheira representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Lícia Mara; a conselheira representante do Comitê de Massaroca, Ana Lúcia Silva; a conselheira representante da Secretaria de Educação e Juventude, Ana Paula Granja; o conselheiro representante do Irpaa, Luis Almeida e a conselheira representante da União das Associações do Vale do Salitre, Erica Daiane.
Durante a reunião foram discutidos temas envolvendo o programa Garantia-Safra biênio 2022/2023, o Programa Nacional de Crédito Fundiário Terra Brasil e ainda foi apresentada aos conselheiros uma prestação de contas referente a todas as edições da Feira do Bode já realizadas este ano.
O presidente do Conselho, Assis da Apolo, ressalta o foco do CMDS e a importância da realização das reuniões. "O Conselho existe para debater soluções e alternativas para as dificuldades do desenvolvimento sustentável no município, bem como, incentivar a promoção social implementando e elaborando programas e projetos que incentivem um desenvolvimento sustentável. E quando dialogamos sobre temas como os de hoje, sobre iniciativas com avaliações positivas, temos a certeza de que estamos no caminho certo", avaliou Assis da Apolo.
Garantia-Safra -Foram apresentados na reunião os números de agricultores juazeirenses já cadastrados para a safra 2022/2023. "Até o momento já foram cadastrados mais de 3 mil agricultores, e até o dia 31 de outubro, prazo de encerramento do cadastramento, com certeza iremos superar o número da safra anterior que foi de 3.354 cadastrados", destaca Assis da Apolo.
Terra Brasil-Dois pareceres foram apresentados durante a reunião: das Fazendas Lagoas dos Patos 2 e 3 que beneficia cinco famílias de Sem Terras, que através do Programa Nacional de Crédito Fundiário Terra Brasil vão passar a ter sua propriedade. Somente este ano o CMDS já conseguiu emitir parecer para que 8 propriedades no município, fossem legalizadas, beneficiando aproximadamente 120 famílias, e tornando produtivos mais de 550 hectares de terra.
Feira do Bode-Somente este ano, de maio a setembro, 5 edições da feira foram realizadas em distritos diferentes de Juazeiro (Juremal, Itamotinga, Pinhões, Massaroca e Junco). Os números alcançados com a realização das 5 edições da feira são positivos: aproximadamente 160 expositores já participaram da feira, mais de 1.200 animais expostos, cerca de 250 instituições e empreendedores, mais de 700 animais comercializados, um faturamento de pouco mais de R$ 740 mil, movimentados com comercialização de animais e artigos em geral, além do envolvimento de escolas na realização das gincanas culturais que promovem o resgate da cultura local e regional, artistas que realizam a programação cultural e artística, entre outros. Na primeira quinzena do mês de novembro mais uma Feira do Bode será realizada, desta vez no distrito de Abóbora.
Ascom PMJ
0 comentários