Teve início na primeira sexta-feira de outubro, o projeto "CUIDANDO DE QUEM CUIDA" - um grupo de apoio aos profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE). A iniciativa é mais um desdobramento do programa de bem-estar e qualidade de vida, o "Moveemente", da Fundação de Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), que gere a UPAE e mais 14 unidades de saúde em Pernambuco.
O grupo tem como objetivo oferecer um momento de cuidado e suporte aos profissionais de saúde, possibilitando um espaço para reflexão e conversa sobre saúde mental no trabalho, gerenciamento do estresse, sofrimentos psíquicos, fatores psicossociais de risco, recompensas e benefícios do autocuidado.
"O ambiente hospitalar é um espaço complexo, intenso e com vivências, situações e decisões que podem ser acompanhadas de dor, tensão, sofrimento, desamparo e perdas. Por isso criamos o projeto. Para cuidar de quem cuida", esclarece a psicóloga Tatiany Torres.
De forma prática, o grupo se reunirá uma vez por mês, sempre na primeira sexta-feira, durante 50 minutos. A cada 5 sessões o grupo ganha novos participantes, que podem ser qualquer funcionário da UPAE Petrolina. A metodologia desenvolvida por Tatiany traz a apresentação dos membros, quebra gelo, regras de funcionamento, atividades disparadoras, oficinas terapêuticas, atividades de relaxamento, fechamento e avaliação do grupo.
"Recebi a solicitação da coordenação e montei o projeto para cuidar dos nossos colaboradores. Já tivemos outras ações com foco nesse cuidado. A nossa intenção é torná-lo permanente", garante a psicóloga.
Para a Coordenadora Interdisciplinar, Rayanne Ribeiro, o projeto veio em boa hora. "Tivemos a pandemia, a ressaca da pandemia e agora estamos tentando nos adaptar ao novo normal. Então, nada mais justo do que termos uma ajudinha para lidar com essas questões", conclui.
Ascom UPAE/HDM/IMIP
0 comentários