O CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Prefeitura de Sobradinho, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou na última sexta-feira (20), a etapa municipal da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O evento foi realizado em parceria com o Conselho Tutelar, e apoio do Conselho Estadual dos direitos da Criança e do Adolescente (CECA), Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Selo Unicef, e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).
A Conferência teve como tema "A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violação e vulnerabilidade, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade".
As atividades tiveram início às 8 da manhã no Plenário da Câmara Municipal com pronunciamento de representantes de órgãos e conselhos que fazem parte da rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente.
Os trabalhos prosseguiram com a palestra da Consultora em Direitos Humanos nas áreas de Políticas Públicas da Criança e do Adolescente, Educação e Assistência Social, Sheila Lima de Oliveira, que abordou sobre a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da COVID-19.
A palestrante alertou sobre os perigos da violação dos direitos e sobre a vulnerabilidade de crianças e adolescentes no período pandêmico e reforçou a necessidade de formular políticas públicas e executar ações de reparação das desigualdades e de garantia de proteção integral com respeito à diversidade.
" Estou muito feliz pela realização desta conferencia, pois ela representa a luta em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes da nossa cidade. Apesar da previsão de uma forte queda do orçamento para a assistência social, anunciado pelo Governo Federal, o Prefeito Cleivynho Sampaio vem se esforçando no sentido de manter funcionando todos os programas assistenciais em nosso município para dar garantia e dignidade em defesa dos direitos das pessoas que mais precisam," declarou o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social Paulo Macedo.
Participaram do evento, o representante do Conselho Tutelar, representante do NUCA- Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Coordenação do Selo UNICEF, APAE, Projeto Sobradinho, escola de Gestão Compartilhada, Escola Família Agrícola, CELEM,CMAS- Conselho Municipal de Assistência Social, Abrigo Pedras Preciosas, CAPS, CREAS, CES, Secretaria de Saúde e Escola Recanto do Saber.
Ascom/PMS
0 comentários