O isolamento social, as aulas a distância e a perda do contato presencial, somados ao estresse e medo de contaminação, geraram reflexos que se mantêm nas salas de aula mesmo após o arrefecimento da pandemia. São unânimes os relatos de aumento de casos de dificuldades emocionais nos jovens de todo o país. Não há números para medir o tamanho desse problema, mas crises de ansiedade, dificuldade de retomar o convívio e de aprender são situações que se repetem no dia a dia das escolas.
Para driblar esse problema a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está desenvolvendo um projeto, junto aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, voltado para a identificação de características da ansiedade, compreensão e como lidar com ela transformando-a em aliada.
Entre as ações do projeto que é coordenado pelo Setor Pedagógico e Setor Psicossocial da SME estão a realização de atividades de prevenção, como técnicas de respiração e relaxamento, e também palestras que iniciaram nesta segunda-feira (17) e vão até a quarta-feira (19). As palestras estão sendo conduzidas pelo psicanalista clínico José Rodrigues e estão acontecendo no Plenário da Câmara de Vereadores do município e recebendo total aprovação dos participantes. Já as técnicas de prevenção da ansiedade são desenvolvidas pela psicóloga Fabrine Ribeiro.
"A palestra busca atingir o maior número de jovens possível, para prevenir acerca da ansiedade. Estamos ensinando a eles como lidar com a ansiedade através de oito passos simples e importantes: autoconhecimento, educação do cérebro, controle de atividades, aprender a descansar, atividade física, alimentação, beber água e exercício da gratidão", assinalou o psicanalista.
O gestor da SME, Jeorge Ribeiro, destaca que a iniciativa de desenvolvimento do projeto, que é coordenado pelos setores pedagógico e psicossocial da SME, surgiu como forma de prevenir casos de ansiedade junto aos adolescentes matriculados na rede municipal de ensino. "Diante do cenário em todo o país estamos buscando ações para prevenir que os nossos jovens sejam vítimas desse mal, e também para ajudar aqueles que de alguma forma estão passando por isso e muitas vezes nem identificam que é ansiedade", destacou Jeorge Ribeiro.
As palestras - seguem acontecendo até esta quarta-feira (19), no Plenário da Câmara de Vereadores de Sento-Sé, das 8h às 12h e das 14h às 17h30min. A entrada é gratuita.
Ascom PMSS
0 comentários