Através de nota a CSTT-Companhia de Segurança Trânsito e Transporte afirma que: O Art.58 do Código de Trânsito Brasileiro diz que é proibida a circulação de bicicletas na contramão, ou seja, os ciclistas devem trafegar nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.
Não há uma forma de punir ciclistas que não respeitam essas regras, porém, os agentes de trânsito que flagraram esse tipo de situação orientam essas pessoas quanto a sua própria segurança.
Apesar de obrigatório, muitos ciclistas não respeitam essa norma por acharem que é mais seguro trafegar na contramão. De acordo com estudos, apesar de enxergarem melhor os veículos é mais difícil frear para evitar uma colisão frontal do que diminuir a velocidade para evitar um atropelamento.
Além disso, na contramão, o ciclista acaba surpreendendo os condutores dos demais veículos. O uso da contramão é comum ser observado em Juazeiro e Petrolina
“Por exemplo, ao sair de uma garagem ou num cruzamento, os condutores por hábito, acabam verificando os veículos que vêm no sentido da via, o motorista não está esperando um veículo na contramão. Dessa forma, fica mais difícil evitar um acidente”, explica Celso Alves Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito.
Não há uma forma de punir ciclistas que não respeitam essa e as demais regras para o uso da bicicleta. “Cabe ao agente de trânsito, que flagrar essa situação, advertir o ciclista e orientá-lo quanto a sua própria segurança”, finaliza Mariano.
A REDEGN presenciou um ciclista que na contramão atropelou um idoso no centro, orla de Juazeiro e este não prestou socorro. A reportagem também solicitou a CSTT orientação para os ciclistas que trafegam em Juazeiro, Bahia.
NOTA CSTT: O Art.58 do Código de Trânsito Brasileiro diz que é proibida a circulação de bicicletas na contramão. Ou seja, os ciclistas devem trafegar nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores. Não há uma forma de punir ciclistas que não respeitam essas regras, porém, os agentes de trânsito que flagraram esse tipo de situação orientam essas pessoas quanto a sua própria segurança.
Ascom/CSTT
6 comentários
13 de Oct / 2022 às 15h44
e so manda eles pararem levam pra um lugar e mete o cacece ai ele nao faz mais e so fazer isso
13 de Oct / 2022 às 16h50
deveriam fiscalizar também os ciclistas que sobem a ponte na contra mão, tanto indo como vindo de petrolina, quem vai na ponte na mão certa encontra muitos ciclistas na contra mão, eu mesmo já colidi com uma bicicleta na ponte, o ciclista vinha na contra mão, ele foi desviar de um buraco e veio pra cima da minha bicicleta, se eu não tivesse diminuído poderia ter acontecido o pior.
13 de Oct / 2022 às 17h44
A CSTT e a prefeita deveriam era parar de mandar notinha para blog, e dotar a cidade de ciclovias e ciclofaixas. É um absurdo que uma cidade de quase 150 anos de existência só tenha três ciclofaixas, por sinal construídas nas gestões de Isaac e Paulo Bonfim.
14 de Oct / 2022 às 07h57
O TEMPO TODO ISSO ACONTECE EU COMO PEDESTRE E CICLISTA TAMBÉM FICO A PONTO DE SURTAR COM A BURRICE DESSA GENTE QUE NÃO SABE QUE TEM QUE OBEDECER O SENTIDO DO TRANSITO!!!!
14 de Oct / 2022 às 07h59
AH, E A GUARDA MUNICIPAL DEVERIA DAR UMA OLHADA NO CALÇADAO DO LADO DO HOTEL VITÓRIA, CICLISTAS, INCLUSIVE COM FARDA DE AUTARQUIA MUNICIPAL CIRCULANDO LÁ EM CIMA DAS BICICLETAS, TO VENDO A HORA DE UM IDOSO OU CRIANÇA SER ATROPELADO ALI. NO CAÇADAO O CICLISTA DEVE DESCER DA BICICLETA!!!!!
14 de Oct / 2022 às 10h21
Eu já levei uma grande pancada nas costas no calçadão na esquina da Rua Floriano Peixoto. O cara vinha numa bicicleta sem freio e com uma mulher e um bebê na garupa. Como estava sem freio e precisou parar e não conseguiu, me acertou nas costas com tudo.