O Doodle, do Google, desta terça-feira (11/10) é uma homenagem ao cantor e compositor brasileiro João do Vale, dono de clássicos como Pisa na Fulô e Carcará. Hoje ele completaria 88 anos de idade. Nascido no município de Pedreiras, no Maranhão, João começou a carreira musical logo cedo, aos 13 anos de idade. Destaque do gênero Baião, o artista afro-brasileiro foi responsável por introduzir os estilos musicais nordestinos no Brasil.
Quando ainda era jovem, Vale teve que lutar contra o preconceito ao ser expulso de uma escola para dar lugar a um aluno de classe alta. O acontecimento fez com que ele visse o mundo de outras formas.
Ao compor músicas para um grupo musical, João do Vale ajudou a montar peças chamadas de Bumba-Meu-Boi, retratando a cultura maranhense por meio do teatro, dança e letras. Apesar de alimentar a paixão pela arte, o trabalho não rendeu dinheiro suficiente para ajudar a família.
O músico decidiu se mudar para o Rio de Janeiro, com o objetivo de trabalhar e ajudar os familiares. Influenciado pelos gêneros musicais nordestinos, Vale começou a compor músicas sobre a cultura popular.
Como resultado do seu trabalho, ele finalmente teve a oportunidade de apresentar suas canções em Rádio Nacional. Cerca de 14 anos depois, o artista já fazia shows destacando os ritmos nordestinos.
João do Vale escreveu vários sucessos musicais. Entre eles, Carcará, Minha História, Pisa na Fulô, Peba na Pimenta e A Voz do Povo foram os destaques na carreira do artista. Por causa de sua obra, João do Vale é lembrado até hoje como uma figura-chave no cenário musical brasileiro e morreu em 6 de dezembro de 1996, aos 62 anos. Em São Luís, um teatro se chama 'João do Vale', em sua homenagem. Já em Pedreiras, sua cidade natal, existe um memorial.
Redação redeGN Foto arquivo capa lp
0 comentários