Com foco na construção da identidade pedagógica das Escolas, CMEIs e unidades do Nova Semente, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o compromisso coletivo com as aprendizagens, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, promoveu durante esta semana encontros formativos com gestores e coordenadores pedagógicos. A ação foi realizada em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), no auditório do SESC e visa a reestruturação do Projeto Político Pedagógico (PPP) de toda a rede de ensino.
O Projeto é um importante instrumento de planejamento e gestão educacional de uma escola e creche. Ele serve para guiar as ações que podem aprimorar o processo de aprendizagem dos alunos e ajudar a melhorar índices educacionais das unidades de ensino, além de promover a autonomia na gestão administrativa e pedagógica, por meio de ações que se adequam à realidade e especificidade de cada instituição. Para a reconstrução do projeto, a Secretaria de Educação de Petrolina elaborou um cronograma com dez etapas seguindo dois princípios: a participação de toda a comunidade escolar e o retrato fiel da realidade, dos anseios, dos sonhos e das práticas das unidades de ensino.
A secretária Executiva de Ensino, Isva Modesto, explica que toda escola e creche devem elaborar obrigatoriamente o PPP, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Ela ressalta ainda que, em Petrolina, essa reconstrução faz parte do planejamento estratégico do prefeito Simão Durando com a Educação, por isso a prefeitura dará todo o suporte necessário para que as unidades de ensino do município atualizem seus Projetos Políticos Pedagógicos.
"Reconstruir um PPP coletivamente é a possibilidade de conceber, nas unidades de ensino, uma unidade de trabalho, respeitando a diversidade e propiciando a participação, integração e a organização do trabalho pedagógico. Por meio dessa reestruturação, queremos engajar a rede de ensino num movimento democrático intenso, para qualificar ainda mais nossa Educação e de forma que todos os envolvidos se sintam protagonistas na construção desse processo", finalizou Isva.
Ascom Prefeitura de Petrolina
0 comentários