A partir das 8hs deste domingo (02), os 156.048 eleitores juazeirenses vão ás urnas. São 477 sessões eleitorais preparadas para receber a escolha das eleitoras e eleitores. A Festa da Democracia vai eleger deputados federais, estaduais, senador e governador e presidente da República.
Os juazeirenses e petrolinenses terão das 8h às 17h para se dirigir até os locais de votação para exercer o direito democrático e a cidadania em um dia diferente para a rotina da cidade.
A REDEGN lembra a Campanha Paz nas Eleições, que pede que a violência fique de fora da disputa eleitoral. As eleições devem ser pacíficas, apesar de envolver rivalidades a violência não pode entrar. “Adversário não é inimigo”. A “eleição em clima amistoso é vitória da democracia”.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Juazeiro, para garantir a segurança do eleitor, a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), iniciou às 6hs da manhã, um esquema especial de transporte, trânsito e segurança para este domingo, quando ocorrerá o primeiro turno das eleições.
Cerca de 20 agentes de trânsito estarão espalhados pela cidade em viaturas e motos, fiscalizando e auxiliando o fluxo próximo às vias de acesso aos locais de votação, na sede e interior.
O transporte coletivo opera com frota especial, para garantir o deslocamento de eleitores que vão de ônibus aos locais de votação.
O esquema de transporte ainda contará com mototaxistas e o transporte complementar. A CSTT também solicitou das prestadoras de serviços que aumentem as suas frotas para melhor atender à população.
A Guarda Civil Municipal (GCM) também vai atuar durante as eleições, principalmente no Fórum Eleitoral. Duas guarnições ficarão no local para dar todo o suporte necessário, de acordo com as orientações da justiça eleitoral. Além disso, o trabalho ordinário da GCM seguirá em esquema por toda a cidade, com rondas nas proximidades dos locais de votação.
PETROLINA: Neste domingo, 229.925 eleitores devem comparecer aos locais de votação em Petrolina. A Polícia Militar de Pernambuco montou um esquema de segurança para as eleições. O eleitor que descumprir a lei eleitoral neste domingo (2) será encaminhado a delegacia de Polícia Civil para que possa ser realizado o procedimento na polícia judiciária.
O inspetor chefe da PRF em Petrolina, Paulo Lima, alertou que os veículos que vão transportar eleitores no domingo (2) devem estar autorizados pela Justiça Eleitoral. "Um adesivo será fixado no para-brisa dianteiro dos veículos de transporte de eleitores. Na ausência dessa autorização, iremos levar esse flagrante para a Polícia Federal, que é o órgão competente para fazer a análise das circunstâncias dessa ocorrência", explicou.
USO CELULAR: O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encaminhou oficio às chefias de todas Polícias Militares e Civis reiterando a proibição do uso de celulares na cabine de votação e do porte de armas nas imediações das seções eleitorais durante o pleito deste ano. As normas são previstas na legislação brasileira há anos, e o cumprimento das leis e das decisões judiciais não é algo opcional, mas sim obrigatório.
A vedação do acesso de celulares e demais equipamentos de gravação ou transmissão na cabine eleitoral, já era prevista no parágrafo único do artigo 91-A da Lei nº 9.504/1997, a Lei das Eleições. Já a proibição do uso de armas está prevista no artigo 141 do Código Eleitoral. Também está proibido o transporte de armas e munições, em todo o território nacional, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores no dia das Eleições, nas 24 horas que antecedem o pleito e nas 24 horas que o sucedem.
O descumprimento às regras pode acarretar prisão em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, previsto nos artigos 14 e 16 da Lei n° 10.826/2003, o Estatuto do Desarmamento, sem prejuízo da imputação do crime eleitoral correspondente.
Redação redeGN Foto Ilustrativa TSE
0 comentários