Neste domingo (2), quase 230 mil eleitores devem comparecer aos locais de votação em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, mas, para garantir as eleições, o trabalho de distribuição de urnas eletrônicas precisa seguir um processo árduo e rigoroso. Nesta sexta-feira (30) foi a vez das zonas eleitorais 83 e 144 receberem os equipamentos.
Cerca de 24 caminhões são responsáveis pelo transporte das urnas, onde cada um conta com o motorista e um ajudante. Outros dez servidores do cartório participam da organização, dentre eles, carregadores e servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A distribuição dos equipamentos também conta com escolta policial para garantir mais segurança ao processo. O município de Petrolina conta com quase 230 mil eleitores. Até sábado (1), dia que antecede as eleições, 673 urnas serão distribuídas entre as três zonas eleitorais do município.
No eleitorado, o público feminino contempla pouco mais de 54% do total, com 124.202 mulheres aptas a votar. Já os homens somam quase 46% do total de eleitores de Petrolina, o que representa um total de 105.723. Os grupos estão distribuídos em 107 sessões de votação.
A distribuição das urnas eletrônicas também está sendo realizada em outros municípios do Sertão de Pernambuco, onde outras 250 urnas serão distribuídas nas zonas eleitorais de Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.
"Quando as urnas são carregadas e distribuídas, elas já são entregues nos locais de votação. Nesse local, elas serão colocadas em uma sala e ficaram trancadas, com a presença de um policial militar que fará a segurança delas", destaca Lorena santos, chefe do Cartório Eleitoral de Petrolina.
Lorena também explica que ao chegarem nas zonas de votação, os técnicos contratados pelo TRE deverão checar as urnas, procedimento de testagem que deve ser realizado no sábado, em todos os equipamentos, a fim de garantir a segurança no processo eleitoral.
g1 / foto: TV Grande Rio/reprodução
0 comentários