A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou em cinco meses mais de 850 atendimentos de pacientes com ferimentos complexos no Ambulatório de Curativos Especiais. O serviço humanizado foi uma inovação implantada pela gestão da prefeita Suzana Ramos em 2022 e atende a população com ferimentos difíceis de cicatrização.
Os pacientes atendidos no Ambulatório de Curativos Especiais passam, em sua maioria, meses e até anos convivendo com ferimentos que não cicatrizam com facilidade. Um sonho antigo da prefeita Suzana Ramos, este espaço ganha o carinho de pessoas atendidas nele que vêem no tratamento especializado e humanizado, a resolução dos problemas.
"Criamos o Ambulatório de Curativos Especiais para acelerar o processo de cicatrização para dar cura ao paciente. Percebia que muita gente que tinha ferimento complexo com mais de 10 anos convivendo com a ferida que necessitava de uma atenção especial", destacou a prefeita Suzana Ramos.
O espaço foi inaugurado em março deste ano. O número de pacientes só tem crescido. Atualmente 68 pessoas estão cadastradas. Desde quando iniciou, o serviço já deu 25 altas a pacientes que tiveram seu ferimento cicatrizado. "A satisfação dos pacientes é imensa. Recebemos pessoas desacreditadas na cura, que acham, inclusive, que podem perder o membro. Mas em pouco tempo de tratamento especializado já vêem um resultado e se surpreendem", destacou a enfermeira especialista em curativos especiais, Tatiana Benevides.
Fluxo-Os pacientes atendidos no Ambulatório de Curativos Especiais são encaminhados pelas Unidades Básicas de saúde (UBSs). Os atendimentos são realizados no prédio do Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris) de Juazeiro. Por dia são atendidos 10 pacientes.
Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ
0 comentários