Na reta final da campanha, a corrida eleitoral para o governo da Bahia, que até então transcorria sem obstáculos para o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) começou a mudar de clima, apesar de o candidato ainda manter liderança folgada nas pesquisas contra o seu principal adversário, Jerônimo Rodrigues (PT).
Uma confluência de eventos nas duas últimas semanas acendeu o alerta para o ex-prefeito da capital: a oscilação do resultado de pesquisa eleitoral, a punição da Justiça Eleitoral à coligação de ACM Neto, que suspendeu tempo de rádio e TV, e até uma polêmica envolvendo sua autodeclaração como "pardo" no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O fato de ACM Neto ter se autodeclarado como pardo no TSE começou a gerar polêmica em um Estado no qual quase 80% da população se autodeclara negro. Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra no Brasil é formada por todos os que se autodeclaram pretos e pardos.
A polêmica alcançou seu ápice quando em entrevista ao jornal da TV Bahia, afiliada da Rede Globo no Estado, no último dia 12, foi questionado sobre sua autodeclaração como pardo. ACM Neto, que estava muito bronzeado, perguntou ao repórter quem o considerava socialmente branco, ao que o repórter respondeu: "Toda a sociedade". "Eu me considero pardo. Você pode me colocar ao lado de uma pessoa branca, há uma diferença bem grande. Negro não, jamais diria isso.". Ao ser explicado que pardos compõem a população negra segundo o IBGE, o candidato reagiu: "Então o erro é do IBGE, não é meu. Simplesmente isso".
Ele disse, ainda, que o governador Rui Costa (PT) e o candidato a vice na chapa petista, Geraldo Junior (MDB) têm a mesma cor de pele dele e se declaram pardos. "O político que se diz de esquerda pode se declara pardo e outro não? Isso é preconceito", disse ACM Neto. Dias depois a sua vice, Ana Coelho, alterou no TSE a cor de parda para branca.
A reportagem é de Regina Bochicchio, especial para o Estadão.
A apresentadora Julia Duailibi, âncora do GloboNews Mais, teve uma crise de riso ao vivo ao comentar a polêmica envolvendo a autodeclaração de cor do candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil). O caso aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (21).
A âncora mostrou um vídeo da entrevista do ex-prefeito de Salvador para a TV Bahia. A gravação tem sido explorada pela campanha de Jerônimo Rodrigues (PT). "Esse vídeo em que ele aparece bronzeado levou a uma repercussão grande nas redes...", disse Julia, antes de rir ao vivo. Diversas personalidades estão compartilhando a gafe no Twitter.
Redação redegn com informações UOL e Regina Bochicchio, especial para o Estadão
5 comentários
22 de Sep / 2022 às 01h01
Srs leitores. Em especial os eleitores da Bahia. Não voto nele, mas, daí, aí invés de se preocupar com quem tem projetos, propostas, quem é mais preparado, quem tem vida própria, politicamente falando, não é laranja, pau mandado e, certamente não será gestor de nada, caso viesse acontecer desastre eleitoral. Ele disse que em 2016,se declarou pardo, o governador, se declarou pardo e, é mais claro que ele. Será que querem confundir pardo, com condições financeira? Eu, particularmente, me preocupo é se é probo, não apoia, nem é apoiado por corruptos, quero é um governador de verdade.
22 de Sep / 2022 às 01h06
Como já disse, não voto nele, voto 22,mas, sei que ele irá ganhar a eleição, se não for 1° turno, todos ou maioria esmagadora, que votarem no 22, no 2° turno, para enterrar de vez, esse grupo que há 16 anos, governa a Bahia, estará com ele.
22 de Sep / 2022 às 08h14
O cara vai ser eleito, o resto é intriga da oposição!
22 de Sep / 2022 às 09h19
13 nele
22 de Sep / 2022 às 16h33
Que reportagem tola. É daí de ele declara Loiro, branco, pardo ou negro. O cara pode ser a cor que ele quiser ser. Existe homem que fala que é mulher, existe mulher q diz que é homem. Idai? Que repórter é esse! Deve ser deserpero.