Mais uma estação elevatória de esgoto do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro foi alvo de bandidos. O alvo da vez foi a Elevatória Monte Serrat, nesta terça-feira (20), de onde levaram tudo: o painel completo, toda fiação e o motor elétrico que fica na bomba.
Segundo o SAAE, só este ano já foram registrados 11 furtos em elevatórias de esgotamento sanitário na cidade, causando transtornos e prejudicando o sistema, como a obstrução de esgoto, o extravasamento nas ruas, além de diversos problemas. A ocorrência já foi registrada na polícia, mas o diretor do SAAE, Britoaldo Bessa, pede a colaboração dos moradores.
"Furtos ou vandalismo nas estações elevatórias prejudicam muita gente. Infelizmente, atos inconsequentes contra os equipamentos públicos estão acontecendo com frequência. É lamentável, pois o dinheiro público utilizado para os reparos, poderia ser investido em ações que beneficiam a população", disse Britoaldo.
Quem avistar alguém furtando ou promovendo vandalismo em equipamentos públicos pode acionar a Guarda Civil Municipal, ligando para a Central de Atendimento no telefone 153, ou para o número 3611-9880, ou ainda acionar a Polícia Militar, por meio do 190.
Elevatórias de esgoto
Juazeiro possui 51 elevatórias. Estas estações são parte importante do processo de saneamento básico. As unidades de bombeamento recebem o esgoto doméstico e, se estiverem localizadas em terreno de baixa declividade, elas bombeiam os resíduos para outra estação em lugar mais elevado. Isso evita que o fluxo volte para a rede.
Da Redação RedeGN
2 comentários
22 de Sep / 2022 às 09h59
Mais um presente ao meio ambiente que nosso município lança de forma quase que provisória, mas já está se tornando permanente, o lançamento deste esgoto de forma incorreta nos riachos e consequentemente no velho chico. Como cidadão gostaria de ser informado também de quantas das 52 elevatórias estão em pleno funcionamento, pela quantidade de águas poluídas existentes nos riachos imaginamos que seja crítico. Aonde anda o Ministério Público para fiscalizar e notificar mais um crime ambiental.
22 de Sep / 2022 às 20h31
Essa Prefeita abandonou Juazeiro da Bahia, os equipamentos públicos estão entregue a própria sorte, a Prefeita faz vista grossa a fiscalização e vigilância dos equipamentos públicos. É preciso entender que esses equipamentos precisam de guardas de patrimônio no local 24 horas por dia.