O dia 10 de setembro é lembrado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No ano de 2015 no Brasil, teve início uma campanha nacional de conscientização de valorização e preservação da vida, que passou a ser denominada de Setembro Amarelo. Em Petrolina, a data também é lembrada com a realização de diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde do município.
Durante todo o mês, os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), entre eles, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos, através do rodas de conversa, incluem o tema em suas agendas de atividades, destacando, junto à população, a importância de se falar sobre o assunto. Na última segunda-feira (5), os profissionais realizaram ações nas UBS das comunidades do bairro do Vale do Grande Rio e no KM – 25 do Projeto Senador Nilo Coelho.
Para a Assistente Social e Coordenadora do NASF, Huênia Cordeiro, o apoio no desenvolvimento de campanhas de prevenção e promoção à saúde fazem parte do cotidiano dos profissionais. "O Setembro Amarelo é o mês onde reforçamos e enfatizamos o valor à vida junto com a nossa comunidade. É uma data que buscamos diminuir o estigma e o preconceito que se tem sobre o assunto e mostrarmos as pessoas que elas nunca estão ou estarão sozinhas. É o nosso papel, como profissionais de saúde, transmitir informação e acolher aqueles que necessitam de apoio especializado e nós fazemos isso com estas atividades", destaca Huênia Cordeiro.
Ascom PMP
0 comentários