A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) adotou um novo sistema para emissão de diplomas acadêmicos de graduação. O documento, que passou a ter emissão digital obrigatória a partir de janeiro de 2022, é emitido na Univasf pelo Sistema de Gerenciamento de Documentos Acadêmicos Digitais (Acadigitus), que foi desenvolvido por servidores e estudantes da própria Instituição e já está em funcionamento.
O Acadigitus foi desenvolvido para atender a Portaria Nº 554/2019 do Ministério da Educação (MEC), que torna obrigatória a expedição do diploma digital pelas Instituições de Ensino Superior (IES), pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Na Univasf, para solicitar a emissão da primeira via do diploma digital, o graduado deve preencher o formulário de expedição de diploma e anexar os documentos listados no site da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA), em um único arquivo, em formato PDF. A entrega do diploma ocorre em até 120 dias pelo Acadigitus.
O novo sistema, que desde a sua implantação em janeiro último já emitiu mais de 400 diplomas, foi criado por meio de uma pesquisa desenvolvida pela servidora da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) Keylha Hüller, no mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) da Univasf, e pelo estudante de iniciação científica Jorge Gomes, do curso de Engenharia da Computação, sob a orientação da professora Vivianni Marques.
O registro do programa de computador foi concedido à Univasf pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) em dezembro de 2020. Em 2021, o código fonte foi fornecido à Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) que passou a administrar o sistema e integrá-lo à plataforma de assinatura digital da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável pelo processo de assinatura no padrão ICP-Brasil, conforme estabelece a norma do MEC.
Da Redação RedeGN
0 comentários