Uma ação chamou a atenção das pessoas que passeavam na orla de Juazeiro e Ilha do Fogo neste final de semana. Trata-se de um sábado e domingo, de limpeza nas orlas de Juazeiro e Ilha do Fogo. O Rio São Francisco vem sofrendo. Por dia, mais de 15 milhões de litros de esgoto são despejados no leito, sem tratamento. Isso sem contar com os resíduos sólidos.
A nadadora Alice Rocha, em contato com a REDEGN, revela que dezenas de voluntários e parceiros se uniram para preservar o rio, que é essencial para a vida, e por isto a ação para desperta a consciência ecológica. Mergulhadores também retiraram muita sujeira do fundo do rio. O mutirão serviu para despertar a consciência ambiental entre os participantes.
A atividade fez parte da programação do projeto "Menos Lixo, Mais Vida", promovida pela nadadora Alice Rocha e pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb).
A ação teve a colaboração de pescadores e nadadores e empresas parceiras, do setor privado e público. Diversas crianças participaram ativamente da soltura dos peixinhos. O evento teve a participação de apresentações do cantor Xandão da Bahia e do poeta Ninho Pernambuco.
LIXO: O ser humano precisa urgentemente rever os seus conceitos. É assustador a quantidade de lixo recolhida de dentro do Rio São Francisco. Muito plástico e garrafas, pneus, um tonel e celulares, que levam metais pesados em componentes e baterias.
Segundo a idealizadora do projeto "Menos Lixo, Mais Vida", a ideia surgiu da necessidade de despertar a colaboração da sociedade.
"Nós que nadamos todos os dias percebemos que hoje encontramos mais lixo que peixes dentro do rio. Então, com essa iniciativa o principal objetivo é que a gente conscientize o máximo de pessoas possíveis, crianças, adultos, atletas e frequentadores da Orla inteira, para colaborar e não espalhar lixo nas margens do rio", ressaltou a nadadora Alice Rocha.
A ação ecológica também celebrou o Dia Mundial da Limpeza Pública.
Redação redeGN Foto Arquivo
1 comentário
29 de Aug / 2022 às 22h12
Parabéns Alice pela brilhante e importante iniciativa. Precisamos de mais pessoas comprometidas como você. Abraço