Os resultados colhidos durante o desempenho dos Projetos de pesquisa e de extensão universitária sobre a saúde do produtor familiar do polo agrícola do Mandacaru, desenvolvido no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, serão apresentados no dia 28/09, próximo domingo, às 09h, no Lote 14 do Perímetro de Irrigação Mandacaru 1, zona rural de Juazeiro, região Norte da Bahia.
O projeto, que é coordenado pelo pesquisador e professor da Uneb, Dr. Luciano Ventin Bomfim, vem sendo realizado há 14 meses e reúne os resultados que objetivaram identificar, de maneira científica, a existência de correlação entre a prática laboral do produtor familiar com seus problemas de saúde.
O professor Dr. Luciano explica que esse momento de encontro com a comunidade pesquisada, ao final dessa etapa do projeto, representa uma devolutiva importante e que tem como público-alvo os produtores familiares do Perímetro de Irrigação Mandacaru, envolvidos na pesquisa.
"O principal objetivo dessa pesquisa e extensão é o de verificar se é o jeito que eles trabalham que gera ou que agrava os problemas de saúde que eles têm, que vão desde um mal estar passageiro à enfermidades estabelecidas, e oferecer de forma extensionista rural cursos e palestras que ajudem a melhorar o modo de trabalho e, consequentemente, a saúde", acrescentou.
Ascom Uneb Foto Ilustrativa
1 comentário
27 de Aug / 2022 às 21h32
Esse projeto a Universidade assumi seu papel de ensino , pesquisa e extensão. Penso que a Secretaria de Saúde Municipal deve se envolver e ser envolvida nessa pesquisa . Esse é o verdadeiro papel de desenvolvimento da Universidade a intervenção social. Educação e prática social.