Inesperadamente, recebi de um irmão do MCC (Movimento de Cursilho de Cristandade) da década de 70, companheiro de Lions dos anos 2006/2007, uma mensagem que me deixou atônito.
Ele hoje reside em Vitória – ES. – amigo Mário, certa vez você disse que a Esperança não morre, se transfere. E mais: “Se você simplesmente carrega a vida, ela é um fardo, mas se, com esperança, procura vivê-la, ela é mensagem”. E nos falou do entusiasmo.
-Como você sabe, gosto da pescaria. Acertei com um amigo do ramo, para irmos num fim de semana. Arrumei meu sacolão com todos os ingredientes: isca, alicate, canivete, anzol, vara, água, lanches etc.. Quando liguei, ele me disse que infelizmente não poderia ir. Na dúvida, resolvi levar na mão direita a Esperança e na esquerda o Entusiasmo. Absorto, sentir que a vara estava sendo carregada por um peixe grande.
Impensadamente lancei-me no rio, para recuperar meu instrumento de trabalho. De volta ao barco senti falta da Esperança. Ela tinha fugido. Avistando-a, gritei: não me deixe? Ela através de um sinal nítido: estou indo em outra direção. Angustiado, procurou o Entusiasmo. Este seguia a mesma direção. Apelando, levantei os braços a dizer: vai me abandonar também? – Sim, não permaneço onde não há esperança. E ai irmão?
Rômulo, lembremo-nos do encontro (MCC) na Catedral de Ilhéus, com D. Tepe. Na sua homilia final: -“Irmãos filhos do mesmo Pai, recordemos o que nos diz as Escrituras Sagradas: Quando Deus fecha uma porta, abre janelas; quando Deus fecha janelas, abre portas”. Seu caso.
Temporariamente essas duas janelas estão fechadas, mas as portas estão abertas. Através delas entram: abnegação, amor próprio, amizade, bondade, caráter, CARIDADE, confiança, coragem, dignidade, fé, fraternidade, gratidão, humildade, liberdade, obediência, oportunidade, perseverança, resignação, sabedoria, serenidade, sonhos e VITÓRIAS. Você usando desses instrumentos, recupera as fugitivas.
Sua pergunta deveria ser dirigida a um psicólogo de renome. Mas não posso recusar-me de dar minha contribuição. Veja e ouça com seus próprios olhos e ouvidos. Num estudo das sete maravilhas do mundo, entre alunos, professores, estudiosos, palestrantes, historiadores etc. etc. das várias, veja duas delas:
Professor: As sete maravilhas: O Taj Mahal / A Muralha da China / O canal de Panamá / As pirâmides do Egito/ O Grand Canyon /O Empire State Building / A Basílica de São Pedro.
Aluna: As sete maravilhas:
Ver / Ouvir / Tocar / provar / Sentir / Rir / E Amar.
Quem está errado?
O 1º exaltou as edificações, a beleza das construções, a matéria.
A 2ª exaltou o ser humano, seus sentimentos sua sensibilidade.
Rômulo, siga o Deus que é ÚNICO e Trino; que é TRINO e ÚNICO:
Pai /Filho/Espírito Santo.
Você navegará ( e até pescará) em mar tranquilo.
Mário Gomes
0 comentários