Moradores do distrito de Izacolândia, na zona rural de Petrolina, Sertão de Pernambuco, estão enfrentando problemas para ter acesso as fichas de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). As pessoas estão dormindo fila. Na quinta-feira (18), por volta das 18h, já tinha gente em frente ao local.
Na última sexta-feira (19), a fila, formada por beneficiários de programas sociais do governo, estava bem maior e dava volta no quarteirão. O atendimento no Cras é necessário para atualização de dados, necessários para manter os benefícios.
“Informamos aos moradores de Izacolândia que não é necessário madrugar em filas, pois nossa equipe está diariamente à disposição da comunidade para realizar os atendimentos. Nesta sexta-feira (19), foram distribuídas 180 fichas e todos os usuários que estavam aguardando na fila, realizaram o agendamento”, disse, em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH).
De acordo com a Secretaria, “com o início do pagamento do Auxílio Brasil no valor de R$ 600, houve uma sobrecarga em relação ao atendimento do Cadastro Único”. A secretaria também informou “que tem realizado uma força-tarefa para tentar sanar a imensa demanda de agendamentos tanto no Casa Bolsa, quanto nos dez Cras existentes no município”.
Só em agosto, segundo a Secretaria, foram feitos 1.050 atendimentos durante a Caravana da Cidadania.
“Lembrando que para emissão de folha resumo, folha de pagamento e inscrição/atualização de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), não é necessário agendamento, basta se deslocar até o CRAS mais próximo de sua residência ou o Casa Bolsa”, destaca a nota.
G1 Bahia Foto Reprodução Arquivo pessoal
0 comentários