O Dia da Gestante tem como data oficial o dia 15 de agosto, mas no Hospital Dom Malan, este ano, foi comemorado bem mais cedo. No início do mês, os residentes de Enfermagem Obstétrica, realizaram a ultrassom natural nas gestantes do Alto Risco, como um presente.
Os desenhos (pinturas) são feitos a partir da identificação da posição e do tamanho da criança, de modo a torná-lo o mais real possível. "A arte gestacional é uma atividade que trabalha o eixo lúdico com o objetivo de fortalecer o vínculo do binômio mãe/feto, e a proximidade com os profissionais de saúde que prestam assistência obstétrica", esclarece a enfermeira gerente do setor, Jaqueline Santos.
"É um momento de relaxamento, descontração e criação de memória afetiva da gestação através da própria pintura e das fotografias que eternizam o presente ofertado pelos residentes. Os benefícios vão além do momento de satisfação e têm respaldo científico", complementa.
O ultrassom 3D já é feito há alguns anos no HDM e, geralmente, envolve as futuras mamães do Alto Risco, por ser um setor onde elas permanecem internadas por um longo período. "A gente busca com essa iniciativa resgatar o lado afetivo da gestação, dentro desse ambiente hospitalar, que gera uma maior tensão", justifica a residente (R2), Maíla Bezerra.
De acordo com a enfermeira obstétrica, que também foi residente do Dom Malan e realizou muitas vezes esta ação com outros colegas, o feedback das mães é sempre muito positivo. "Os residentes se sentem muito motivados com os resultados. É muito legal ver o olhinho das mulheres brilhando e a felicidade delas em ver as fotos", revela.
Desta iniciativa participaram os R2: Flávia Elza, Joseline Nunes, Maíla Bezerra, Emily Oliveira; e os R1: Maria Eduarda, Libna Helen, Marta Gleice, Laiane Silva, Patrícia Regina, Paula Tayanne e Ivo Ferreira; sob supervisão da Tutora Jaqueline Santos - Enfermeira Obstétrica.
0 comentários