Começaram nesta segunda-feira (8), os atendimentos na 'Roda Hans: Carreta da Saúde-Hanseníase', que está instalada na Orla Nova de Juazeiro.
Pacientes que apresentam manchas, diminuição da sensibilidade em qualquer parte do corpo ou ainda dormência nas mãos e pés, áreas adormecidas na pele, dor nos nervos, presença de caroços no corpo, inchaço em mãos e corpo começaram a buscar pelo serviço que ficará durante a semana.
Dona Maria Izabel da Costa ficou sabendo pela vizinha sobre os atendimentos que estariam sendo realizados na Carreta da Saúde. Como a dona Maria Izabel tinha uma mancha suspeita, foi buscar pelo serviço. "Um diagnóstico rápido é muito importante e é até melhor para a pessoa se tratar, porque quando não tem a certeza a pessoa se desespera e toma qualquer coisa e fica até pior", destacou a paciente.
Juazeiro possui 120 pessoas em tratamento de hanseníase. Somente este ano, foram 90 casos novos.
"Estaremos atendendo por demanda espontânea todos os contatos e casos de hanseníase. Esta é uma doença que chama a atenção porque é capaz de levar incapacidade às pessoas. Na carreta estaremos fazendo uma avaliação diferenciada, com teste rápido para contato, avaliação com fisioterapeuta, triagem para avaliação neurológica dos pacientes e contatos, aplicação da BCG. O nosso trabalho é multidisciplinar que envolve diferentes setores para além da saúde", destacou o técnico da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Walter Ataalpa.
A carreta ficará das 8h às 17h, até a sexta-feira (12).
Ascom PMJ
0 comentários