O corpo de uma adolescente de 13 anos foi enterrado no domingo (7), na cidade de Betânia, no Piauí. A menina estava internada no Hospital Dom Malan em Petrolina e aguardava na fila de espera por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Sem o surgimento da vaga, ela morreu no último sábado (5).
No Hospital Dom Malan, a adolescente passou por três cirurgias e acabou adquirindo uma infecção. Na quarta-feira (3), a situação se agravou e ela entrou na lista de espera por um leito de UTI na rede peba, mas a vaga não chegou a tempo.
A mãe da adolescente chegou a procurar o Ministério Público e a Defensoria Pública para conseguir a vaga na UTI. Uma das alternativas para salvar a filha seria transferí-la para a rede privada, onde a diária na UTI custa em média R$ 2.500. Mas, a mãe não tinha recursos para pagar as despesas médicas.
Em nota, o Hospital Dom Malan (HDM) esclareceu que a paciente Maria Eduarda Delmondes deu entrada na unidade no dia 6 de julho, transferida do Hospital São Lucas, localizado no município de Juazeiro, na Bahia. Ela apresentava diversas graves comorbidades, como obesidade, hipotireoidismo, anemia, cisto ovariano e ausência do rim direito. Desde o final de 2020, se queixava de fortes dores abdominais crônicas, com relatos de febre e vômitos diários nos últimos três meses.
De acordo com o HDM, a paciente passou por três procedimentos cirúrgicos, além de exames de imagens como ultrassons e tomografias de tórax e crânio. Também foi acompanhada por médicos especialistas nas áreas de endocrinologia, cirurgia pediátrica, cardiologia, além de intensivistas pediátricos. Mesmo com toda essa assistência, a paciente apresentou uma piora no quadro clínico, sendo inserida no sistema de regulação da Central Interestadual de Regulação de Leitos (CRIL). Ela estava recebendo suporte na sala vermelha, setor especializado da emergência, similar a uma unidade intensiva, com aparelhos de ponta e suporte médico 24 horas por dia. Infelizmente, apesar de todo o esforço da equipe, diante da gravidade de seu quadro, a adolescente veio a óbito no dia 06 de agosto.
G1 Petrolina Foto Arquivo
2 comentários
08 de Aug / 2022 às 15h12
Sinceramente, vergonha do Brasil. Essas desculpas são todas iguais, tipo receita de bolo.
08 de Aug / 2022 às 18h57
Muita dor perder um filho com apenas 13 anos ! a desumanidade é grande neste Brasil ! DEUS DÊ CONFORTO A ESTÁ FAMÍLIA.