O Conselho Universitário (CONUNI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) aprovou a Resolução nº 08/2022, que dispõe sobre o uso de nome social e a utilização dos banheiros, vestiários e demais espaços separados por gênero no âmbito da institução. A aprovação aconteceu no último dia 29 de julho, em reunião do Conselho.
A partir de agora, além da garantia da Resolução Federal nº 12/2015, há uma regulamentação interna para o uso dos banheiros, vestiários e demais espaços segregados por gênero por pessoas transexuais, travestis e transgênero. Leilane Diena, coordenadora de Políticas Afirmativas, Diversidade e Inclusão - CPADI, considera que a medida é uma vitória para a comunidade LGBTQIAP+ no âmbito da Univasf.
"Como Conselheira responsável pelo envio da proposta e Coordenadora de Políticas Afirmativas, Diversidade e Inclusão da Univasf, agradeço imensamente por todas as mensagens de apoio que recebi e a todos os demais Conselheiros e Conselheiras que foram sensíveis à causa e votaram por sua aprovação. A partir da semana que vem, iremos colocar os cartazes nos demais campi que ainda faltam. Os cartazes já foram fixados no campus Juazeiro, CCA e no Espaço Plural", disse Diena.
Quem retirar os cartazes fixados nos banheiros, sem autorização, pode ser responsabilizado administrativamente e criminalmente. Denúncias podem ser feitas à ouvidoria ou pelos canais de atendimento da CPADI, caso encontre alguém retirando os cartazes já fixados.
Veja o texto da Resolução nº 008/2022 - CONUNI para conhecimento de toda Comunidade
Da Redação RedeGN
0 comentários