O Pros, que lançou a candidatura ao Palácio do Planalto do coach Pablo Marçal, decidiu apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Em nota (leia a íntegra abaixo), o PT diz que se reuniu com o Pros. O encontro ocorreu na sede da Fundação Perseu Abramo, em São Paulo, nessa quarta-feira.
Segundo a presidência atual do Pros, haverá uma convenção para anunciar apoio a Lula na próxima sexta (05). “O Pablo Marçal pode ser um excelente candidato a deputado federal, ainda vamos conversar com ele. Ele possui uma liderança muito grande”, diz a presidência da sigla.
O então candidato da legenda, o coach Pablo Marçal, no entanto, tem insistido em sua candidatura e informou à CNN Brasil que deve se reunir nesta quarta-feira (3) com o presidente nacional da legenda, Eurípedes Júnior, para definir uma posição.
“Eu me mantenho candidato e serei o próximo presidente do país. Vou conversar com o presidente da legenda”, afirmou.
Segundo relatos feitos à CNN Brasil, a cúpula nacional do partido sinalizou nesta quarta-feira (3) a possibilidade de um apoio a dirigentes nacionais do PT.
O coach teve a sua candidatura confirmada pela sigla no último domingo (31), durante a convenção nacional do partido. No entanto, a tendência é de que o evento partidário seja refeito.
Isso porque o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Jorge Mussi, devolveu no último domingo a presidência do partido a Eurípedes Júnior.
Eurípedes trava uma disputa judicial pelo comando do partido contra Marcus Holanda, que comandava a sigla desde março e era presidente durante a escolha de Marçal como candidato ao Palácio do Planalto.
Leia a íntegra da nota do PT:
“Pros decide apoiar chapa Lula-Alckmin
A direção histórica do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), restituída pela Justiça, declarou apoio a candidatura de Luiz Inácio da Silva no 1º turno da eleição. O anúncio foi feito durante reunião com coordenadores de campanha da chapa Lula-Alckmin.
Participaram da conversa Eurípedes Junior, presidente da sigla, Felipe Espírito Santo, presidente da Fundação da Ordem Social, e Bruno Pena, advogado do PROS. Eles estiveram com Aloizio Mercadante, coordenador do programa de governo da chapa Lula-Alckmin, e Geraldo Alckmin, candidato a vice-presidente do movimento Vamos Juntos Pelo Brasil (PT, PSB, PCdoB, PV, REDE, PSOL e Solidariedade). O encontro ocorreu na sede da Fundação Perseu Abramo, em São Paulo, nessa quarta-feira, 3 de agosto.
Os representantes do PROS apresentaram como proposta para o programa de governo a necessidade de auxiliar os brasileiros endividados. São cerca de 66 milhões de pessoas. O tema que já consta nas diretrizes do programa será discutido com mais profundidade em parceria com a Fundação da Ordem Social que também está debruçada sobre o tema. A Fundação integra o Observatório da Democracia, desde o seu início, juntamente com a Fundação Perseu Abramo.
O apoio do PROS à candidatura de Lula está sendo alinhado na maioria dos estados da federação. A formalização do apoio do PROS a Lula e Alckmin vai ocorrer na convenção do partido nesta sexta-feira.
A proximidade do PROS com o PT é histórica. O partido apoiou a candidatura de Dilma Rousseff em 2014 e a de Fernando Haddad em 2018.”
CNN / foto: Pros/Divulgação
0 comentários