Com as placas colocadas nos terrenos onde serão construídos e operários montando o canteiro, as obras do Matadouro e do Centro de Comercialização de Animais foram iniciadas nesta segunda-feira (01/08).
O Prefeito Wilker Torres (PSB), fez questão de registrar o "início destas duas obras que são parte do compromisso que assumimos de oferecer aos criadores, produtores e comerciantes de carne de Casa Nova, condições de abate, comercialização e estocagem" e fala do esforço feito para se chegar ao início das obras.
Histórico-Lembra que ele e o Deputado TUM levaram ao Governador Rui Costa, com dados de comercialização e abate de ovinos e caprinos na cidade, a necessidade da construção do Abatedouro e do Centro de Comercialização, substituído a Feira do Bode, que reúne semanalmente centenas de produtores rurais e outras centenas de compradores de toda a região. Isso no início de 2019.
Definiu-se depois de várias reuniões que os dois empreendimentos seriam administrados pela COOAF - Cooperativa Sertão Forte De Casa Nova e Região através da parceria entre o Governo do Estado (SDR e CAR), FIDA, Cooperativa e Prefeitura Municipal de Casa Nova.
O deputado TUM comprometeu-se a destinar emendas e o Governador a disponibilizar os recursos que ainda fossem necessários.
Em agosto de 2019 a Câmara aprovou a criação do SIM – Serviço de Inspeção Municipal, em outubro a lei foi regulamentada e já em 2020 foi formada a equipe técnica do SIM.
Passado um ano, em novembro de 2020 foram assinados os convênios (138 e 13), entre a a SDR/CAR e COOAF para construção do Abatedouro e Centro de Comercialização. No ano seguinte a Câmara de Casa Nova aprovou uma Lei cedendo o terreno para a construção dos empreendimentos
Em junho de 2022, após rodadas e mais rodadas de discussão entre os órgãos, consulta à produtores, comerciantes e técnicos, foi realizada a licitação e a empresa vencedora foi a Construtora Martins Romulo Ltda.
Ficaram definidos como preço base e prazo de entrega das obras. O centro de Comercialização de Animais tem um valor de R$ 221.117,00 e o Abatedouro de R$ 618.382,31. Os prazos de entrega são iguais para os dois empreendimentos: 4 meses.
"Essa é uma realização que dá aos casanovenses plenas condições de comercializar caprinos e ovinos para todo o Nordeste, com condições sanitárias, estoque, qualidade e preço, muito melhores" – registra, com satisfação o prefeito Wilker Torres.
Texto Manoel Leão
0 comentários