O presidente da APLB Sindicato de Juazeiro, Gilmar Nery, e o vereador Alex Tanuri, protocolaram nesta sexta-feira (22), denúncia no Ministério Público da Bahia (MP-BA), contra a secretária de educação do município, Normeide Carvalho, por indícios de manipulação no processo seletivo do programa Projovem Urbano. Áudios de uma reunião da denunciada com a comissão responsável pela análise dos títulos dos concorrentes, foram entregues para análise dos promotores.
Segundo a assessoria do vereador, além das gravações, existem outros indícios de favorecimento à irmã de Normeide Carvalho. No resultado preliminar, ela aparecia com 4,5 pontos; outras duas publicações alteraram o resultado para 14,5 e depois 15,5 pontos, fazendo com que a irmã da secretária chegasse ao primeiro lugar e ocupasse a vaga existente.
Nos áudios, as pessoas inicialmente demonstram ser contrárias à alteração nos resultados, mas depois parecem ser convencidas pela própria secretária. "Esperamos a apuração dos fatos que consideramos muito graves. Entendemos que a secretária já deveria ter sido afastada", declarou Gilmar Nery, que estava acompanhado do advogado da APLB, Rafael Amorim.
"As provas apontam para uma grave manipulação do processo seletivo. É inadmissível que uma cidade como Juazeiro veja fatos tão graves acontecendo e a secretária ainda não tenha sido afastada. Isso mostra como a prefeita é omissa em relação a tudo que ocorreu", disse Alex Tanuri. O MP deve abrir em breve inquérito para apurar as denúncias.
Da Redação RedeGN
9 comentários
23 de Jul / 2022 às 08h27
Escândalos na Administração Pública tem que ser realmente denunciados não importa o partido, fraudes em processo seletivo gera improbidade administrativa para o gestor, mas neste país de tantos oportunistas, e criminosos, puxa saco, dificilmente a perda de mandato, a inelegibilidade para ocupar cargos futuros acontece, mas eleitor que tem vergonha se afasta desse tipo de politicagem, só continua aqueles que estão sendo beneficiados, e inclusive defendem o gestor.
23 de Jul / 2022 às 09h36
Processo seletivo tem que ser igual ao modelo de Petrolina pe, PROVAS, e a forma mais democrática para qualquer candidato entrar pelo seu potencial sem padrinhos de políticos.
23 de Jul / 2022 às 10h08
Essse processo seletivo deveria ser anulado e ser feito outro
23 de Jul / 2022 às 11h48
Como vai denunciar a manipulação de um processo que não teve resultado divulgado? O que a saudade do poder não faz com essa dupla
23 de Jul / 2022 às 14h45
Ah....Alex se eu falasse o que acontecia na gestão de...vc nem viu amigo....melhor ficar calado
24 de Jul / 2022 às 13h21
Denúncia muito grave, improbidade administrativa, além de configurar crime contra a Administração Pública. E a titular da pasta da educação, na cara-de-pau, tenta manipular resultado de processo seletivo. Tal fato revela duas coisas:1 - há corrupção na atual gestão municipal; 2 - a forma de seleção é muito frágil, mas essa fragilidade é proposital. E além disso, essa secretária tem praticado escancarados episódios de assédio moral contradeterminados funcionários, por motivos políticos. Nem sei que é esse tal Tanuri, e também não sei quem é esse cara da APLB, mas sei que fizeram o certo.
25 de Jul / 2022 às 18h41
Após "suspeita" ? O que se deve fazer é investigar, e se confirmado o crime, aí pune-se o responsável ! Antes disso punir porque, se não as provas não foram ainda apuradas...? Ex é coisa séria viu? Perdeu a mamadeira, vira crítico ferrenho!
30 de Jul / 2022 às 11h02
Mais um escândalo na administração pública de Juazeiro. Entra prefeito, sai prefeito e é a mesma história. Todos querendo se aproveitar dos recursos públicos. Juazeiro é a terra onde se privilegia a incompetência e a bajulação. A cidade perde com isso e a população sofre com a falta de estrutura e assiste a tudo passivamente. Preicsamos renovar, trocar todos os vereadores e eleger um prefeito que seja um verdadeiro gestor para o município. Até agora, desde que nasci, em 1979, nenhum prefeito de Juazeiro trabalhou em benefício da cidade. Nenhum!
01 de Aug / 2022 às 07h56
Dois sem noção. Deixa a SECRETÁRIA e a prefeita em paz. Tao sem nada ne... a GESTÃO da esposa do vereador alex foi famosa em coisa errada. Entrou imprensado pra vereador agora ta revoltado. O povo nao esquece e principalmente professoras gestoras, coordensdoras. todas maltratadas pela ex secretaria de educaçao. Eles nso esqueçam . Eu sei de muita coisa. Fique quieto.