A Embaixada do Reino Unido no Brasil se manifestou nesta quinta-feira (21) em apoio ao processo eleitoral brasileiro, dizendo que o sistema e as urnas eletrônicas utilizadas no país são seguros e “passaram a ser reconhecidas internacionalmente por sua celeridade e eficiência”.
“Acreditamos na força da democracia do Brasil, que conta com instituições sólidas e transparentes. Em eleições passadas, o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas se mostraram seguras e passaram a ser reconhecidas internacionalmente por sua celeridade e eficiência”, diz a embaixada no comunicado.
“Reafirmamos nossa confiança no bom funcionamento do processo democrático do Brasil e esperamos que todo o país esteja comprometido com o respeito à democracia por meio de eleições livres e justas. Quem for escolhido pela nação brasileira poderá contar com o Governo Britânico para fortalecer as relações bilaterais e a amizade entre os dois povos.”
A embaixada britânica inicia o comunicado mencionando que “esta semana tem sido marcada por um amplo debate público sobre o sistema eleitoral brasileiro”, sem citar diretamente a reunião feita por Jair Bolsonaro (PL) com vários embaixadores na última segunda-feira (18), quando o presidente fez críticas e manifestou sua desconfiança a respeito das urnas eletrônicas e o processo eleitoral do Brasil.
EUA também se pronunciaram
Na terça (19), a Embaixada dos Estados Unidos também se pronunciou em apoio ao sistema eleitoral brasileiro.
Em nota obtida pelo analista da CNN Caio Junqueira, o órgão diplomático disse que “as eleições brasileiras, conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas, servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo”.
CNN / foto: reprodução
5 comentários
22 de Jul / 2022 às 06h31
HIPOCRISIA ABSOLUTA ! QUE DIREITO TEM OS BRITÂNICOS E OS NORTE-AMERICANOS PARA DEREM PALPITES ONDE NÃO FORAM CHAMADOS? SE AS URNAS SÃO INVIOLÁVEIS,COMO SABEM QUE SÃO SEGURAS ? SE SÃO SEGURAS PORQUE NÃO USAM ?
22 de Jul / 2022 às 08h33
Quim isso desespero de bozo ,ele é os filhos foram eleitos com urnas eletrônicas como está derrotado parte pro discurso de ódio. 13 nele
22 de Jul / 2022 às 11h49
@QUIM, aparentemente o Presidente da República considera que tenham direito, já que os convidou, portanto foram chamados, para em evento público atacar a integridade do processo eleitoral. me parece básico compreender que submetendo algo a testes de invasão, esses testes não tendo sucesso, a conclusão lógica é que esse equipamento é seguro. Quanto ao uso de urnas eletrônicas, acessa esse link: https://www.idea.int/news-media/media/use-e-voting-around-world. Saudações democráticas.
22 de Jul / 2022 às 12h01
Apareceu o bozó ! Estava escondido Kim? desinformado bossonauro convidou diversos diplomatas de embaixada aqui no Brasil inclusive dos países que vc. Citou para relatar a respeito das urnas eletrônica que não é segura e foi eleito pra deputado e presidente com estás urnas ! Militares da Ativa ,+ de 50 associações no Brasil se posicionaram contra as declarações do bossonauro ,só você não sabe disto VELHO Kim ,
22 de Jul / 2022 às 14h57
Quim foi nosso presidente que bateu continência para badeira dos EUA.