A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), tem desenvolvido uma série de ações para melhoria do ensino na Rede Municipal, entre elas, a promoção de formações continuadas em diversas áreas.
Durante esta semana, a Seduc realizou, junto a professores e coordenadores da rede, formações dos programas #BoraAgir, Aprender e Aprova Brasil.
O #BoraAgir é um projeto guarda-chuva que engloba ações como a Parada Pedagógica e a Tutoria de Aprendizagem, que tem o objetivo de amenizar os danos causados à educação pela pandemia da Covid-19, como a defasagem na aprendizagem dos alunos, dando suporte pedagógico aos professores e estudantes do ensino fundamental. Os coordenadores dos anos iniciais e finais das escolas municipais foram apresentados à ação no auditório da Seduc, reforçando práticas e conhecendo novas estratégias de ensino e aprendizagem.
Marli Cardoso, professora da Escola Presidente Tancredo Neves, no bairro Dom José Rodrigues, afirma ter tirado grande proveito da formação. "O #BoraAgir é importante para a nossa retomada, pois é uma injeção de ânimo que deixa tudo conectado, de forma que a rede possa trabalhar para alavancar os níveis de aprendizagem", enfatiza.
Considerando a importância da preparação dos estudantes também para avaliações externas, como as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), os professoares que atuam com o 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental também receberam formações focadas nos materiais do Aprova Brasil.
O projeto conta com metodologia única e eficaz, apoiada em recursos pedagógicos impressos e digitais de qualidade, que ampliam habilidades de leitura e resolução de problemas matemáticos entre os estudantes.
Rosilene Leal, coordenadora do Núcleo de Escolas Manoel Luiz da Silva, Escola Família Unida e Escola de Tempo Integral Américo Tanuri, comemorou a realização destes momentos formativos. "Eles representam uma ampliação do preparo docente, dos nossos valores e da nossa educação", salienta Rosilene sobre o momento vivido.
As áreas de alfabetização e letramento tiveram também reforço na formação virtual para professores e coordenadores pedagógicos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental, por meio do aprofundamento dos estudos dos materiais da coleção 'Novo Lendo Você Fica Sabendo'.
Imersão de conhecimentos
A superintendente de Formação da Seduc, Clemilda Dias, destacou que as formações proporcionam aos profissionais uma imersão em diversos conhecimentos. "As formações, além de tudo o que proporcionam, são momentos de apresentação de novas estratégias e troca de aprendizagem entre pares que constroem novos saberes, considerando a realidade da rede municipal de Juazeiro", finalizou a superintendente.
Elen Victória - Estagiária da Ascom/Seduc/PMJ
1 comentário
11 de Jul / 2022 às 14h42
Só observando,essa Seduc é uma piada pronta,qual a valorização, quando retira direitos dos professores? Hoje o que temos é uma categoria desmotivada.