Repercute nas redes sociais os comentários sobre a alta no número de casos de Covid-19 em Juazeiro e Petrolina. Até o momento as autoridades não apontam que o aumento dos casos de Covid-19 e procura pelos testes deve gerar medidas mais restritivas.
Juazeiro registrou na terça-feira (28), 42 novos casos da Covid-19. Não houve registro de óbito por complicações da doença. O município permanece com 486 mortes por Covid-19 e tem 240 casos ativos do novo coronavírus.
A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). De acordo com o levantamento, 25.896 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 25.170 já estão recuperados.
Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 38%, com 21 leitos disponíveis.
Já em Petrolina foi registrado no último final de semana mais 90 casos de Covid-19. Os números estão no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Dos 44 leitos de UTI disponíveis para a Rede PEBA (Pernambuco-Bahia), 21 estão ocupados. Com isso, a taxa de ocupação fica em 47,7%. Outras informações sobre a pandemia estão disponíveis no site da prefeitura.
Ontem, terça-feira 28, a REDEGN divulgou a crescente procura por testagem da covid-19 no município de Petrolina. Isto também fez aumentar também as reclamações dos usuários e o tempo de espera na fila para realizar o teste.
Até então, a testagem só estava acontecendo em um único local, o Centro Covid, e a quantidade de funcionários disponíveis tornou-se insuficiente para atender a demanda, que cresceu neste período de festas juninas.
Após inúmeras reclamações dos usuários, que ganharam repercussão na mídia local, a Prefeitura de Petrolina decidiu alterar o local de testagem rápida. Agora, a partir dessa quarta-feira (29), o ponto que funcionava no Centro Covid, no Centro, será fechado e as equipes passarão a fazer os atendimentos no Centro de Convenções, na Avenida do Centro.
A testagem acontece de segunda a sexta, das 8h às 16h30. A população precisa levar um documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência. A Secretaria ressalta que para realizar o teste é necessário estar entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas gripais. Já nos casos de contato com caso positivo, a pessoa deve esperar cinco dias para realizar o teste.
SINAL AMARELO: No mês de maio a infectologista Melissa Falcão alertou que com a realização dos festejos juninos, "existe uma grande possibilidade dos casos de Covid-19 aumentarem".
“Temos um aumento do número de casos agora no mês de junho, e essa tendência é continuar assim, e as festas juninas com muitas pessoas próximas, o forró que também um fica muito próximo do outro, existe uma possibilidade sim, de aumento do número de casos depois dessas festas juninas", destacou.
Ainda de acordo com a infectologista Melissa Falcão, por conta da despreocupação por parte da população, ainda existem casos de subnotificação.
Redação redeGN
1 comentário
29 de Jun / 2022 às 10h43
PUUUUUXAAAA VIDAAAA mas quem diria!!!?!?!? o povo aglomerou, espirrou, tossiu no meio de centenas, 99% sem mascara e esperava o que?!?! Pode até não ter covid grave mas a covid longa e as consequencias