Há algumas semanas, a Neoenergia Coelba vem efetuando a troca de alguns pontes de rede elétrica na região central de Juazeiro e bairros adjacentes. O serviço, entretanto, vem sendo algo de algumas reclamações, já que afiação tem ficado solta e/ou pendurada. Segundo a Neoenergia, a obra de melhoramento vai beneficiar mais de seis mil consumidores e contempla a instalação de uma nova rede elétrica no modelo Spacer e com a tecnologia Self-healing, que permite o restabelecimento de energia em até 60 segundos.
A foto acima, por exemplo, mostra um trecho da rua da 28, após a troca de alguns postes. Uma comerciante, que preferiu não se identificar, reclamou da poluição visual. "Está uma coisa rídicula. Para quem tem loja, aqui no Centro da cidade, é algo rídiculo. Chega a assustar os clientes, que muitas vezes não sabem que são fios sem tensão. O serviço pode até ter uma boa intenção, mas tem que ser bem feito. Deviam deixar da forma que encontraram", reclamou.
O aposentado Gilmar 'Caçimbinha' também se mostrou insatisfeito com o cenário poluído. "Você olha para cima, e só vê esses fios, todos embaralhos, baixos. Qualquer um pode tocar, até uma criança, a depender do local. É claro que isso pode ocasionar algum acidente, é um risco. Está muito feio andar no Centro de Juazeiro e se deparar com isso", acrescentou.
Sobre os fios, a Neoenergia Coelba disse se tratar de cabos de telefonia e internet, cuja responsabilidade de manutenção é das operadoras. "Ao realizar a substituição de um poste, a distribuidora notifica essas empresas com antecedência para fazer recolocar a fiação na nova estrutura, porém existem situações que isto não acontece. Outro ponto são as operadoras que atuam ilegalmente, sem contrato para o compartilhamento dos postes", disse a empresa.
A distribuidora salientou ainda que essas empresas "não seguem os padrões técnicos de segurança, ocasionando a poluição visual e podendo causar um acidente e interrupção de energia".
Fiscalização
Nesta semana, a equipe de fiscalização de postura da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro (Semaurb) realizou uma fiscalização com o objetivo de identificar postes com fiação e cabos de telecomunicação baixos ou dependurados, principalmente no centro da cidade. Durante a ação os fiscais encontraram em vários pontos da avenida Adolfo Viana muito fios baixos e também uma grande quantidade de cabos de provedores de internet e telefonia deixados nas calçadas.
Segundo a pasta, quatro empresas foram notificadas a retirar o material do local e realizar a manutenção imediata da fiação. A empresa Neoenergia Coelba também poderá ser notificada, caso seja constatada alguma irregularidade".
A medida foi tomada com base no artigo 172 do Código de Polícia Administrativa do município que prevê que “não será permitido embaraçar, impedir ou obstruir, ainda que parcialmente, por qualquer meio, o livre trânsito de pedestres ou veículos nas vias e logradouros públicos, salvo por razões de interesse público”. As empresas que não realizarem os reparos serão autuadas e multadas, com valores que podem variar de R$ 153,00 a R$ 3.060,00.
Incidente
Esta semana, na Avenida Adolfo Viana, no Centro da cidade, um incidente envolvendo um caminhão deixou moradores preocupados, após o veículo colidir em uma estrutura implantada pela Coelba, no lugar que antes era um poste. "Por esses dias foi retirado um poste recém colocado, e exatamente agora, um caminhão deu uma ré aí, causando prejuízo e transtorno", escreveu um morador à RedeGN.
Com relação a essa situação, a distribuidora disse "que a estrutura segue os padrões técnicos de segurança e qualidade determinados pelos órgãos competentes, tendo sido danificado após ser atingido por um caminhão.
Alerta
A Semaurb alerta os motoristas e pedestres para que, caso encontrem fios soltos ou pendurados, sejam de internet, telefonia, TV por assinatura e, principalmente, de energia elétrica, que não encostem e se afastem do local. E orienta a população que se possível, entre em contato com as empresas de telecomunicações ou com a concessionária de energia elétrica da cidade.
Denúncias também podem ser feitas à Semaurb, pelo telefone (74) 3612-3581 ou na sede da secretaria, na Rua Oscar Ribeiro, s/nº, das 8h às 14h.
Leia a nota na íntegra
A Neoenergia Coelba informa que está realizando uma obra de melhoramento da rede elétrica no centro de Juazeiro, beneficiando mais de seis mil consumidores. A obra contemplará a instalação de uma nova rede elétrica no modelo Spacer e com a tecnologia Self-healing, que permite o restabelecimento de energia em até 60 segundos. Estes sistemas trarão maior modernidade e confiabilidade ao fornecimento de energia da cidade, reforçando a importância do serviço. Com relação ao poste, a distribuidora informa que a estrutura segue os padrões técnicos de segurança e qualidade determinados pelos órgãos competentes, tendo sido danificado após ser atingido por um caminhão.
Sobre os fios, a Neoenergia Coelba esclarece que os cabos são de telefonia e internet, cuja responsabilidade de manutenção é das operadoras. Ao realizar a substituição de um poste, a distribuidora notifica essas empresas com antecedência para fazer recolocar a fiação na nova estrutura, porém existem situações que isto não acontece. Outro ponto são as operadoras que atuam ilegalmente, sem contrato para o compartilhamento dos postes. Essas empresas não seguem os padrões técnicos de segurança, ocasionando a poluição visual e podendo causar um acidente e interrupção de energia. A Neoenergia Coelba se coloca à disposição.
Da Redação RedeGN
1 comentário
11 de Jun / 2022 às 01h05
Venha ver na rua do cajueiro a bagaceira que eles fizeram.