A equipe do Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) deu início, nesta segunda-feira (06), às ações do Junho Vermelho (campanha de incentivo à doação de sangue). Tendo como foco os pacientes e acompanhantes, as assistentes sociais distribuíram hoje panfletos e material educativo sobre a importância desse gesto de amor. Houve também uma fala para os pacientes do ambulatório.
"Todos os anos a gente busca promover essa sensibilização. O Serviço Social trabalha o tema com o nosso público externo e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes com os funcionários e colaboradores. Dessa forma conseguimos alcançar a todos", ressalta a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha.
Nesta terça-feira (07), a ação teve início pela emergência. "Trabalhamos esse tema no Pronto Atendimento todos os anos. Além disso, toda vez que um paciente necessita de hemotransfusão ou sangue fenotipado o Serviço social faz um apelo aos familiares do mesmo para que consigam doadores", complementa.
O sangue não tem um substituto industrial, ou seja, não pode ser comprado. A doação de sangue é 100% voluntária e não causa prejuízos ao organismo. Com uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.
Como doar?
Para doar é preciso: Ter entre 16 e 69 anos; Pesar no mínimo 50kg; Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h; Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24h que antecedem a doação; Estar bem de saúde, sem gripe, resfriado ou febre há, no mínimo, 7 dias; Não estar em período de gravidez ou amamentação; Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses (piercing na boca ou na genitália impedem definitivamente a doação); Não ter feito uso de drogas injetáveis; Não ter tido relação sexual em que tivesse risco de doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses.
Para os doadores menores de 18 anos é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante o processo de doação. Caso o doador opte por realizar a sua primeira doação após os 60 anos, será necessária uma avaliação e aprovação prévia do seu médico acompanhante.
Qualquer critério para a doação pode ser alterado pelo triagista, a quem cabe, de acordo com a análise do candidato à doação, a autorização final.
Procure o Hemocentro Regional de Petrolina e informe-se. O Hemope fica localizado na Rua Pacífico da Luz, centro. Telefone para contato: (87) 3866-6601.
Ascom UPAE
0 comentários