Confira Boletim Técnico sobre as chuvas em Juazeiro e Petrolina e Juazeiro entre o período de Janeiro a Abril de 2022. Confira texto UNIVASF:
Neste Boletim é feita uma análise do comportamento das chuvas em Petrolina e Juazeiro no período de janeiro a abril de 2022. Assim, considerando-se as chuvas observadas nos primeiros quatro meses de 2022, comparou-se os volumes registrados em cada mês com o total de chuva esperado para cada baseando-se nas observações realizadas entre 2008 e 2021.
Cabe salientar que embora o referido período seja menor que 30 anos, tais observações ainda são capazes de representar bem a tendência de chuvas dos últimos 14 anos na duas cidades. Portanto, esses resultados permitem identificar se as chuvas ficaram acima, abaixo ou dentro da média mensal nestes primeiros quatros meses de 2022.
As estações meteorológicas contempladas neste boletim estão situadas nos campi da UNIVASF, em Petrolina/PE no Campus Ciências Agrárias (CCA) e em Juazeiro/BA no Espaço Plural.
Na estação de Juazeiro/BA, situada no Espaço Plural o índice total acumulado de 01 de Janeiro até 30 de Abril atingiu 298,7 mm. Já na estação de Petrolina/PE situada no Campus de Ciências Agrárias (CCA), o índice total acumulado no mesmo período foi 264,6 mm. Em ambas as estações os índices registrados de chuva nos quatro primeiros meses de 2022, superraram o índice médio esperado para o referido período, e a maior contribuição dessas chuva ocorreu no mês de Janeiro.
CONCLUSÃO: Considerando todo o período chuvoso de outubro de 2021 a abril de 2022, os acumulados de chuvas registrados nas duas cidades, foi superior ao total esperado para esse período (MÉDIA DO PERÍODO), no qual destaca-se o mês de dezembro de 2021 que teve uma precipitação acumulada bastante acima dos valores esperados para dezembro, conforme pode ser observado no gráfico acima. Em resumo, para esse período chuvoso, Juazeiro teve cerca de 79% de chuva acima do esperado, enquanto Petrolina teve em torno de 64% acima de chuva da chuva média esperada. Isso mostra que nas duas cidades os índices de chuva registrados foram muito bons.
Site LabMet Unifasf
0 comentários