Pilotos da Azul Linhas Aéreas se desculparam na própria frequência de comunicação, por um engano cometido durante decolagem no Aeroporto Senator Nilo Coelho, em Petrolina, Pernambuco, na última sexta-feira, 27 de maio, por volta das 10h00 da manhã.
Conforme o áudio abaixo, nota-se que uma aeronave Embraer IU-50 (jato executivo Legacy 500 adaptado) do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo da Força Aérea Brasileira) aproximava-se da cabeceira 31 do aeroporto quando um Embraer 195 da Azul Linhas Aéreas iniciou a corrida de decolagem pela cabeceira 13, ou seja, no sentido oposto.
Como se nota na gravação do player acima, as comunicações começam cerca de 3 minutos antes do incidente, quando os pilotos da Azul se preparavam para sair do pátio de Petrolina. Note que o aeroporto não possui controlador de tráfego aéreo, mas sim um operador de rádio, cuja função é receber e repassar informações.
Assim, após um dos pilotos da Azul avisar sobre o início de sua partida, o operador informa a eles sobre a presença da aeronave do GEIV se aproximando de Petrolina com intenções para procedimento pela cabeceira 31.
Na sequência, o operador também faz contato com os pilotos do IU-50 do GEIV, informando sobre a aeronave da Azul iniciando sua partida.
O próximo contato é do piloto da Azul, informando o início do seu taxiamento, com intenções de ingressar na pista no sentido da cabeceira 31 e se deslocar até a cabeceira 13, de onde decolaria (o aeroporto de Petrolina não tem taxiway por toda a extensão da pista, portanto, os aviões precisam se deslocar pela própria pista para decolagens pela 13).
Nas mensagens seguintes, o jato do GEIV continua sua aproximação, com objetivo de uma passagem sobre a pista pela cabeceira 31, enquanto a aeronave da Azul se desloca até a cabeceira 13.
Então, pouco antes dos 3 minutos da gravação, os pilotos de ambas as aeronaves reportam que estão cientes das mensagens que estão sendo informadas, mas, mesmo assim, os pilotos da Azul iniciam sua corrida de decolagem pela cabeceira 13 enquanto o jato do GEIV estava alinhado em sua aproximação, a poucos segundos para sua passagem baixa no sentido oposto.
Assim, após o operador da rádio Petrolina informar ao GEIV que o Azul iniciava sua decolagem, o piloto do jato responde: “Confirme, aeronave iniciando decolagem??…O GEIV está na curta final”.
Diante da mensagem, o piloto da Azul informa: “Rádio Petrolina, o Azul 4299 rejeitou a decolagem. Ainda sobre a pista 13”, e o piloto do GEIV então responde que estava desviando e passando à direita da pista (ao invés de sobre ela, como originalmente previsto), “devido à aeronave que está na pista mesmo após o GEIV cantar que estava na final do procedimento”.
0 comentários