O mês de maio é conhecido também no calendário da área de saúde como Maio Vermelho, ou mês de combate ao Câncer Bucal. Esse é o quinto tipo da doença de maior incidência no mundo e afeta lábios, gengivas, céu da boca e língua.
Dando continuidade as atividades realizadas durante todo mês, uma equipe de dentistas da Secretaria de Saúde de Petrolina participará, entre os dias 30 de maio e 3 de junho, de uma ação de prevenção ao câncer bucal no Hospital de Câncer Dom Tomaz.
A programação conta com palestras de orientações educativas e consultas para identificação de lesão com os pacientes. Durante toda a semana as Unidades de Saúde do município também estarão realizando ações preventivas relacionadas a doença.
Segundo Roberta Araújo, diretora de Saúde Bucal, o principal objetivo é alertar e informar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença. "O câncer de boca no Brasil já ocupa a quinta posição entre os homens, e a sétima entre as mulheres. A secretaria já mantém um trabalho preventivo e contínuo que é realizado toda semana no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), assim como o trabalho feito pelos profissionais das Unidades de Saúde do município. Estamos sempre reforçando essas orientações para à comunidade", destaca Roberta Araújo.
O câncer bucal é mais comum em homens acima de 40 anos, a maioria dos casos é diagnosticado em estágio avançados, sendo a sua taxa de sobrevivência de cinco anos. Entre os principais fatores de risco para o aparecimento da doença estão o uso crônico de álcool associado ao tabagismo.
Ascom PMP
0 comentários