O terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2022, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, aponta um índice de infestação de 1,1%. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o município está com médio risco de infestação para o surto.
Os bairros que registraram os maiores índices de infestação foram Dom Avelar, Padre Cicero, Lot. Padre Cicero, Lot. Dom Avelar, São Joaquim e São Jorge, com 2,8%. Já os bairros Vila Marcela, Topazio, Lot. Recife, Vila das Esmeraldas, Lot. Nova York, Vila Eduardo, Lot. São Francisco, Residencial Mons. Bernardino e Residencial Vivendas, estão com 1,6% .
"Considerando o segundo LIRAa tivemos uma redução no índice de infestação, mas isso não é motivo para relaxamento dos cuidados. Precisamos nos manter em alerta. Esse período do ano é mais crítico para a proliferação do Aedes, devido às altas temperaturas e chuvas intermitentes. Os dados apontam reincidência em alguns bairros, assim, chamamos a atenção da população para que tire cinco minutinhos durante a semana para fazer uma vistoria no seu jardim e quintal para identificar e eliminar possíveis focos. Essa é uma ação intersetorial, todos devem estar empenhados no combate ao Aedes", destaca a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.
Da Redação RedeGN
1 comentário
18 de May / 2022 às 11h44
A prefeitura de Petrolina fez o concurso em 2018 pra aréa da saúde e só vão chamar 70 agentes de endemias e 100 agentes de saúde e acho isso muito errado até porque já vai fazer 4 anos e durante esse tempo nunca convocaram os 308 aprovados pra agente de endemias e na minha opinião deveria chamar os 308 agentes de endemias e os meios de comunicação deveria falar sobre essa questão pra ajudar essas pessoas que passaram no concurso e muitas delas estão desempregadas e fizeram esse concurso pra poder trabalhar mais não vejo os meios de comunicação comentar.