Com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar no ambiente escolar, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde realizou na última sexta feira (13), na Creche Yeda Barradas Carneiro, atividades educativas em prol da saúde por meio do Programa Saúde na Escola.
O Programa Saúde na Escola (PSE), é desenvolvido através de uma política intersetorial da Saúde e da Educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública. A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.
Durante a ação foi realizado um momento de educação nutricional, o "Conhecendo os Alimentos", com orientações dirigidas às crianças sobre os alimentos saudáveis. O perfil nutricional é traçado pelo peso e altura das crianças.
Também foram realizadas atividades lúdicas com as crianças sobre o combate ao coronavírus, ressaltando a importância da higienização das mãos e uso de máscaras. No decorrer dos trabalhos, 39 crianças foram vacinadas contra a influenza, e os pais foram orientados sobre a importância da atualização da caderneta de vacinação na UBS mais próxima de sua residência.
A secretária de Saúde Maysa Sanjuan explicou sobre os objetivos do programa.
"O Programa Saúde na Escola prioriza a integração e a articulação permanente de ações que ofereçam melhoria da qualidade de vida dos estudantes. Integram o PSE os seguintes componentes: Avaliar as condições de saúde dos menores atendidos pela escola pública, promover a saúde e as ações preventivas de doenças e de agravos à saúde, incentivar a educação continuada e a capacitação dos profissionais da educação e da saúde e de jovens, monitorar e avaliar a saúde dos estudantes e do programa. Portanto, creio que vamos atingir todas as etapas do programa, pois além de contarmos com excelentes profissionais em nossa rede de atenção básica, contamos com o compromisso do Prefeito Cleivynho Sampaio em promover a saúde e o bem-estar de nossa população," concluiu a secretária.
Ascom PMS
2 comentários
17 de May / 2022 às 00h56
Srs leitores do conceituado. Muitas das vezes, deixo de entender, por não compreender. Vejamos : A cidade em questão, até tem hospital, se os representantes políticos de lá, verdadeiramente, fizessem política com "P" a população certamente, seria bem/atendida, pois, há anos, uma moradora dessa cidade, foi entrevistada no BMD, estava na fila do hospital Santo Antônio, em Salvador, a fim, de conseguir uma ficha de consulta, para um atendimento ali, como se aqui na região, a gestão, não poderia fazer convênio com clínicas ou profissionais da especialidade, que tem e muitos. Não sou de lá, mas,
17 de May / 2022 às 01h04
Continuação.... Fiquei envergonhado com tratamento dado a cidadã, que poderia ser consultada ou em Sobral Sobradinho ou aqui, que é bem mais próximo. Fato ocorreu na gestão passada. Parece que só existe secretaria de saúde, para fazer encaminhamento. O povo, não merece ser tratado como fato comentado, e, a sociedade, tem que cobrar dos representantes, melhoria não só na saúde, como também, transporte, cidade turística, mas, inexistente, turisticamente falando. Vejam Paulo Afonso, muitíssimo diferente referente a isso.