O Comitê de Assessoramento do Coronavírus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) indicou que já há condições sanitárias seguras para a retomada das atividades presenciais por pessoas de todas as faixas etárias e portadores de comorbidades, desde que apresentem ciclo vacinal completo.
Além do retorno às atividades presenciais de modo mais amplo, o quadro sanitário indica a suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras em grande parte dos espaços da Universidade.
A conclusão foi tomada após a mais recente avaliação do quadro epidemiológico nas três cidades onde a universidade tem campi: Salvador, Vitória da Conquista e Camaçari.
Apesar da suspensão da obrigatoriedade das máscaras, foi recomendado o uso do item em espaços sem ventilação natural e que proporcionem situações de aglomeração. As pessoas com idade acima de 60 anos ou que tenham comorbidades também foram orientadas a manter as máscaras.
A obrigatoriedade de máscaras já não está mais em vigor na Bahia desde o mês de abril, mas a universidade havia decidido manter o uso do item de proteção. No entanto, a medida foi alterada neste mês de maio já que, conforme aponta o comitê, a atual onda de casos confirmados e óbitos pela Covid-19 encontra-se "muito próxima de se encerrar" e indica que o número registrado nas últimas semanas se aproxima do apontado no início de janeiro deste ano.
Após a nova avaliação do quadro epidemiológico, o Comitê de Assessoramento do Coronavírus da Ufba vai atualizar o Plano de Biossegurança da instituição.
A universidade informou que as normas de biossegurança e realização de atividades presenciais definidas por resolução deverão ser objeto de nova deliberação pelo Conselho Universitário.
G1 Bahia
0 comentários