A Associação Civil de Articulação para a Cidadania (ACARI), que atua na região do Vale do São Francisco há quase 17 anos, participa mais uma vez da campanha nacional "Faça Bonito", que visa conscientizar e convocar toda a sociedade para participar da luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
A campanha anual, organizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede ECPAT Brasil, propõe desenvolver diversas atividades durante todo o mês de maio, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), ressaltando a responsabilidade do poder público e da sociedade na garantia da atenção a esse público e suas famílias por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA- Lei Federal 8.069/90) e tendo como lócus privilegiado os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente no âmbito dos estados e municípios.
Além da "Faça Bonito", a ACARI também está participando da campanha da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência de Pernambuco, que tem como foco a construção do Plano Estadual Decenal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, e suscitar o debate a respeito da invisibilidade das vítimas de abuso
É obrigação de toda a sociedade garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres de todas as formas de violência. Neste sentido, a ACARI vem desenvolvendo ações socioeducativas nas áreas de assistência social, educação, saúde e cultura durante todo o ano. Em dezembro de 2021, por exemplo, ela lançou nas plataformas digitais o álbum musical 'Toda Criança tem Direito à Proteção' que traz composições que abordam os direitos da criança e do adolescente e que versam sobre o respeito à diversidade e o cuidado com o outro. O álbum, acrescido a toda a sua atuação no submédio do São Francisco, garantiu à ONG o reconhecimento e o título de entidade de Utilidade Pública (Lei 3.518/22), concedido pela Câmara Municipal de Vereadores de Petrolina.
A psicóloga e educadora social da ACARI, Ilze Braga, destaca a importância do envolvimento da entidade nessas campanhas: "A parceria das entidades faz muita diferença na vida das famílias, crianças e adolescentes, só assim uma rede funciona. Uma questão muito importante que abordamos na campanha e também no nosso dia a dia é a Prevenção, porque a nossa luta é para que as crianças e adolescentes cresçam e se desenvolvam livres de violência, para isso, contamos com a parceria do CMDDCA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes) e do Conselho Tutelar. Este ano também pretendemos publicar um Programa de Autoproteção para crianças, elaborado durante o projeto Construindo Laços, para nos auxiliar na nossa missão", disse.
A Violência sexual contra crianças e adolescentes é crime e precisa ser combatido por todos (as). Portanto, se você presenciar alguma situação desta origem, disque 100 e denuncie! As denúncias são gratuitas e anônimas para garantir a sua segurança.
Demais contatos:
Conselho Tutelar de Petrolina - (87) 3862 2022 - (87) 3862-9211
Plantão do Conselho Tutelar de Petrolina - 87 9 8861-0421
Creas Petrolina - 38615371
Polícia Militar - 190
Conselho Tutelar de Juazeiro - 3612-6425
Plantão do Conselho Tutelar de Juazeiro - 74 9 9198-1304
CREAS Juazeiro - 3612-1632
Ascom ONG Acari
0 comentários