Neste sábado, 30, a loja maçônica Harmonia e Amor de Juazeiro celebra seu 95º aniversário. A loja fundada em 23 de março de 1927 realiza um importante trabalho filantrópico e social no município e na região. Ela contribuiu com a fundação de mais de 20 lojas em cidades da Bahia, Pernambuco e Minas Gerais. Atualmente com 47 membros, a loja carrega em sua história um grande legado que é formar melhores cidadãos como explica o atual presidente, Sergio Amim.
"O objetivo da maçonaria é lapidar o homem, é torná-lo melhor para que o fruto dessa melhoria se reflita na sociedade. Como loja matriarca, ela fundou muitas lojas, então, um dos grandes feitos foi oportunizar nestes locais de fundação uma escola de elevação moral, onde os membros evoluem moralmente e espiritualmente. Então elevar e melhorar o cidadão é o maior feito da maçonaria", afirma Amim.
Sobre a celebração que acontece neste sábado, em evento fechado, Sérgio Amim salienta que é importante celebrar anualmente este trabalho. "A gente não pode deixar de festejar uma loja desta grandeza. Celebrar isso é celebrar o que a loja tem construído ao longo de todos estes anos, à exemplo da ordem DeMolay e das Filhas de Jó que vieram depois da sua criação".
O trabalho com a formação de jovens chamada ordem DeMolay que é voltada para meninos que têm entre 12 e 21 anos, e as Filhas de Jó que consiste num grupo de formação para meninas com idade de 10 a 20 anos incompletos, é uma outra ação que marca a história da maçonaria em Juazeiro. Estes grupos são compostos por filhos dos membros da loja ou convidados, desde que tenham autorização da família. A contribuição na formação cidadã é um complemento à educação recebida na família e na escola.
Uma outra ação que tem destaque é voltada para a beneficência e, neste sentido, a loja apoia diversos movimentos e entidades que precisem de apoio financeiro ou de formação. Além disso, há dois eventos anuais beneficentes voltados para famílias carentes do município, que são as comemorações alusivas ao dia da criança e natal.
Ascom Eika Macedo
1 comentário
01 de May / 2022 às 05h39
O bolsonarismo vai ficar como um bom instrumento de pesos e medida. Como os instrumentos maçônicos de régua e compasso.